A Câmara Municipal de Rondonópolis homenageou o agricultor e empresário agronegócio, que atualmente ocupa o cargo de assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Ernesto Augustin, o Teti, com a comenda Medalha do Pioneiro pelos 40 anos como morador de Rondonópolis.
A propositura do vereador Júnior Mendonça (PT), foi aprovada de forma unânime pelo Parlamento Municipal e entregue no último domingo (21).
Teti relembrou o começo de sua trajetória na região na cultura da soja e os desafios da comercialização para a região. “Em 40 anos Mato Grosso mudou muito, e hoje vemos o que virou Rondonópolis e o Estado. Recebo com honra essa moção, mas é resultado do esforço de todos nós e estou muito agradecido”, Carlos Ernesto Augustin – Teti.
HISTÓRICO
Se formou em agronomia em 1982, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no mesmo ano fundou a Petrovina Sementes, que se tornou uma das empresas de referência do setor sementeiro.
Foi Presidente da Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), no período de 2013 – 2016, Presidente do IPA – Instituto Pensar Agro (Brasília) – Período: 2013 – 2014 e Presidente da AMPA – Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão – Período: 2011 – 2013.
Além de cargos de presidência, Teti ajudou a fundar a Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (APROSOJA/MT), Instituto Pensar Agro (IPA), Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), Fórum Agro MT – Associação dos seguimentos de sementes de soja, algodão, bovinocultura, pecuária, suinocultura e Federação da Agricultura (MT). Atualmente é assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária e presidente do Conselho de Administração da Embrapa.
“A história de um povo é construída por pessoas arrojadas, determinadas e comprometidas em fazer a diferença. Oportunizar o crescimento do meio em que vive e oferecer condições para aqueles que estão ao seu redor é característica de quem busca a igualdade entre todos. E por esses e tantos outros motivos, homenagear nosso amigo Teti é fazer justiça com quem doa de si em benefício do próximo”, Júnior Mendonça- presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis.
Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.