Cadeia de Pedra Preta é fechada e presos são transferidos para Mata Grande

cadeia de pedra preta é fechada e presos são transferidos para mata grande

Por determinação da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a cadeia pública do município de Pedra Preta foi fechada nesta terça-feira (17). Os 42 recuperandos que estavam detidos na unidade foram transferidos para a Penitenciária Regional Major Eldo de Sá Corrêa, a Mata Grande, Em Rondonópolis.
Segundo a Sejudh, o fechamento de pequenas unidades é parte de um projeto para o corte de gastos da atual gestão. O estado informou que deve avaliar a possibilidade do prédio abrigar outro aparelho público, como centros de polícia comunitária, creches ou postos de saúde.
Dos 42 recuperandos que foram transferidos, 11 são condenados e 31 esperam julgamento. De acordo com a direção da Mata Grande, os detentos condenados ficaram na penitenciaria, enquanto os provisórios serão destinados ao Anexo da unidade.
A penitenciária da Mata Grande é a maior do estado atualmente, com 892 vagas, e, conforme a Sejuhd, o impacto de 42 recuperandos entrando no sistema daquela unidade será mínimo. A secretaria informou ainda que está investindo R$ 64 milhões na construção de quatro unidades penitenciárias em Várzea Grande, Peixoto de Azevedo, Sapezal e Porto Alegre do Norte.