Caçadores de Bons Exemplos mostra um Brasil de empreendedores sociais em palestra

Caçadores de Bons Exemplos mostra um Brasil de empreendedores sociais



Na noite desta segunda-feira (01/10), o casal Eduardo e Iara do projeto Caçadores de Bons Exemplos encantou o público que prestigiou a palestra promovida pelo Sicredi Sul MT, o evento contou com a participação de associados e comunidade.

Antes do evento principal, a psicóloga Érica Rezende Barbieri apresentou o projeto rondonopolitano Autismo na Escola, que tem como objetivo promover a inclusão escolar de alunos portadores de autismo e que atualmente está sendo desenvolvidos em outras cidades brasileiras.

A expectativa pelos relatos de viagens de Iara e Eduardo em seus 93 meses de expedição e 1692 Bons Exemplos encontrados, deixou a plateia atenta e curiosa em saber sobre um Brasil pouco divulgado. Para Iara, das três ferramentas de transformação social mais conhecidas, o cooperativo é o mais efetivo e capaz de mudar a realidade social de um local.

“Dos mais de 1600 projetos que encontramos, podemos observar exemplos de assistencialismo, quando as pessoas doam alimentos ou brinquedos que é um primeiro passo, mas não muda muita coisa”.

“O segundo tipo são os projetos sociais, que são pessoas que se unem para transformar as próprias comunidades e o terceiro são os negócios de impacto social, pessoas que utilizam o seu próprio trabalho para fazer a mudança, ou seja o dinheiro não precisa vir só para o próprio bolso, mas pode retorna para comunidade para realizarmos o impacto comum e o cooperativismo é este tipo de solidariedade”, explicou.

O presidente da Sicredi Sul MT, Marco Túlio Duarte Soares destacou, a importância deste tipo de palestra, que leva o público a uma reflexão de seu papel na comunidade.

“Nós buscamos a aproximação do Sicredi com o associado e a comunidade por meio de ações como a de hoje”.

E não basta que o resultado venha, mas devemos fazer a diferença nas vidas das pessoas”, comentou. A palestra Caçadores de Bons Exemplos também passará pelas cidades de Alto Garças, Alto Taquari e Alto Araguaia.