Brigada contra incêndios florestais será criada no município de Canarana

Assessoria/Sesp-MT

Brigada contra incêndios florestais será criada no município de Canarana

O município de Canarana (a 838 km de Cuiabá) ganhará uma Brigada Municipal Mista para desenvolver ações de prevenção e combate a incêndios florestais na região.

A criação da unidade, que também integra o Centro Integrado de Multiagência Coordenação Operacional (Ciman) é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a prefeitura do município.

A unidade será comandada por um profissional Bombeiro Militar e servidores da prefeitura integrarão o efetivo da Brigada. O termo de cooperação já foi assinado pelos representantes dos órgãos estadual e municipal e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana.

O tempo de vigência do termo é para os próximos cinco anos e a criação da unidade faz parte das ações para o enfretamento aos incêndios florestais no período proibitivo, que começa em julho.

O secretário de segurança pública, Gustavo Garcia, elogiou parceria e disse que o trabalho integrado entre as instituições beneficia à sociedade. “É muito importante a união entre os órgãos para ampliar os serviços oferecidos nos municípios”, destacou.

A Sesp e o Corpo de Bombeiros ficam responsáveis por realizar treinamento para os novos brigadistas e acionar o Ciman em caso de necessidade de apoio as ações de combate a incêndios florestais em unidades de conservação.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges disse que a Brigada vai possibilitar uma resposta mais rápida em casos de incêndios no município de Canarana e demais cidades da região. “Como não temos uma unidade do Bombeiro em cada município, a descentralização é necessária para ampliar os atendimentos, principalmente no período proibitivo de queimadas”, ressaltou.

A sede que vai abrigar a unidade será disponibilizada pela prefeitura do município. Assinaram o termo de cooperação, além do secretário de segurança pública, Gustavo Garcia e o comandante do CBM, Alessandro Borges, o prefeito de Canarana, Fábio Marques Pereira de Faria.

+ Acessados

Veja Também