Brasil alcança a marca de 17 mil testes diários para Covid-19

Saúde amplia público-alvo para testagem e mantém regular o abastecimento de insumos para realização dos exames

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Nesta semana, o Brasil alcançou a marca de 17.871 testes realizados por dia para detectar a Covid-19. A marca é 14 vezes superior à registrada no início da pandemia: em março eram efetuados 1.148 testes diários. Os dados estão disponíveis no Boletim Epidemiológico 24.

De 5 de março até o dia 25 de julho de 2020, foram distribuídas 5.015.252 de reações de RT-PCR para os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) em todo o País. Em decisão com estados e municípios, o Brasil ampliou o público-alvo a ser testado por meio do programa Diagnosticar para Cuidar.

“Com o diagnóstico cada vez mais precoce será possível ter uma melhor percepção do quadro clínico do paciente, aumentando as chances de intervenção e de tratamento a critério do médico”, reitera o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Além dos exames recolhidos nos atendimentos hospitalares, agora os testes também estão sendo realizados em casos leves de pessoas assistidas na Atenção Primária, por meio dos centros comunitários e de atendimento para Covid-19.