BR-163/364: motoristas terão ação especial para testagem da covid-19 em Rondonópolis


Como parte das ações de apoio aos motoristas profissionais de carga e passageiros, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) de Rondonópolis realizará testagem rápida para diagnóstico da covid-19 nos dias 8, 9, 10 e 12 de junho em dois pontos distintos do município, sempre das 8h às 12h.

A ação é organizada nacionalmente pelo Sest Senat e faz parte da 4ª fase da campanha Transporte em Ação. Em Rondonópolis, a iniciativa conta com a parceria da Concessionária Rota do Oeste, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os dias 8 e 10, os motoristas do setor rodoviário que percorrem a BR-163/364 poderão realizar os testes no Posto da PRF localizado no km 211, saída de Rondonópolis para Cuiabá.  No local, os caminhoneiros poderão fazer o teste, tirar dúvidas sobre a doença, formas de contágio, relembrar as medidas preventivas e os sintomas. Haverá ainda o cadastramento dos participantes e a distribuição de máscaras.

No dia 12, na sede do Sest Senat, os mesmos serviços serão oferecidos aos motoristas e cobradores do transporte coletivo. A sede fica localizada na rua Goiás, quadra 118, S/N, no loteamento Cidade Salman.

A diretora da unidade do Sest Senat em Rondonópolis, Cláudia Tedesco, destaca que a ação ocorre simultaneamente em todo o Brasil, como forma de dar suporte aos motoristas profissionais. A medida garante ainda o mapeamento da doença no país, prestando um serviço extra ao sistema de saúde. “Ao todo, serão aplicados 30 mil testes em todo o território nacional. Em Rondonópolis serão 400 testes, sendo 320 realizados no Posto da PRF e 80 na sede do Sest Senat”.

O resultado será encaminhado por e-mail em um prazo de 48 horas com as recomendações pertinentes para cada situação. Durante o atendimento, as orientações de cuidados com higiene e saúde serão reforçadas. Conforme orienta o protocolo, a testagem será realizada por profissional da área da saúde. A Concessionária Rota do Oeste disponibilizará a equipe médica voltada a este atendimento e o material impresso com informações sobre o teste e possíveis resultados.

O gerente de Relações Institucionais da Concessionária, Roberto Madureira, destaca que desde o início da pandemia a Rota do Oeste vem adotando medidas de prevenção e apoio aos caminhoneiros, que é o principal usuário da BR-163. “Neste momento de testagem, a Concessionária faz questão de prestar todo apoio necessário para que os testes sejam feitos de maneira adequada por equipe médica qualificada e treinada, sempre com foco na saúde do caminhoneiro e na informação”.

Testes – De acordo com o Sest Senat nacional, os testes rápidos que serão realizados em todo o Brasil levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19.