Bombons produzidos por alunas do Emprega Rede são comercializados na Setas

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Bombons produzidos por alunas do Emprega Rede são comercializados na Setas

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por meio da Gerência de Aplicação, Monitoramento, Saúde e Segurança, realiza, nesta sexta-feira (14.10), das 11h30 às 18h, a tradicional feira cultural na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). Esta edição ocorre em referência ao Outubro Rosa, data comemorativa para estimular a participação da população no combate ao câncer de mama. O evento se enquadra no programa “Qualidade de vida”, que é realizado todo ano em datas comemorativas dentro da Setas.

Uma novidade desta edição é a comercialização de bombons artesanais produzidos por alunas que participaram de um curso de qualificação promovido pelo programa Emprega Rede, voltado para Pessoas com Deficiência (PCD). O curso foi realizado no mês de setembro, na empresa parceira Sorv & Cia e, com o apoio do programa, as empreendedoras já encaram a primeira empreitada.

Os doces foram fabricados na unidade Matriz do Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine-MT), em Cuiabá, nesta quinta-feira (13.10). As amigas Rosana e Nicéia, que possuem deficiências na coluna e na visão, respectivamente, investiram nos materiais e o lucro das vendas será dividido entre as duas. Para garantir o retorno financeiro, as doceiras tiveram a iniciativa de montar kits variados e atrativos, com caixas e sacolas decoradas.

“Empreender não é para todos. É preciso iniciativa, organização e empenho, entre outras características. No caso da Rosana e da Nicéia, é importante lembrar o que elas estão passando por um grande processo de transformação e inclusão social. Esse é um dos objetivos do Emprega Rede. Tem uma grande história até a entrega dos bombons para cada cliente”, pontuou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Samir Prado.

A feira também vai comercializar artesanatos, alimentos, roupas, acessórios e calçados. Sempre realizada nos corredores da Secretaria, a ação visa promover a inclusão social, fomentando a economia criativa e solidária entre os servidores e os demais visitantes.

Capacitação

A coordenadora do programa Emprega Rede, Marcela Barbosa, conta que Rosana e Nicéia fizeram a inscrição para o curso de fabricação de bombons no Dia D do PCD, realizado em setembro, na unidade do Sine Matriz. Durante o curso, foi feito o convite para a venda dos bombons na Feira Cultural da Setas.

Marcela Barbosa explica que o programa Emprega Rede garante o atendimento diferenciado e aumenta o número de inserções no mercado de trabalho. Lançado pelo Governo do Estado em junho do ano passado, o programa tem como público-alvo todo cidadão mato-grossense, do jovem ao idoso, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade.

+ Acessados

Veja Também