| Bola fora | Vereador afirma que SUS funcionava melhor na ditadura, mas esquece que o órgão só foi criado na década de 90

Redação PH

Redação PH

"não votarei a favor de aumento de impostos enquanto o governo e o próprio senado não cortarem gastos"

| Bola fora | Vereador afirma que SUS funcionava melhor na ditadura, mas esquece que o órgão só foi criado na década de 90

O vereador Marcelo Marques (PROS) estava indo até bem em seus discursos na Câmara nas últimas semanas. Sem deslizes e gafes o parlamentar parecia, finalmente ter encontrado uma oratória mais lúcida.

Mas, o legislador resolveu recordar o passado e promoveu uma “bola fora” daquelas. Durante sua participação na sessão ordinária de quarta-feira (16), Marcelo detonou o governo federal e fez comparações da saúde atual com a dos tempos do regime militar.

Afirmou com voz firme que o Sistema Único de Saúde funcionava bem melhor no período da ditadura, de 1964 a 1985.

O discurso até poderia ter sido mais um dos tantos “água com açúcar” da Câmara durante data, mas o vereador esqueceu de um detalhe, nas décadas de 60,70 e 80 não existia SUS. O órgão foi criado em 19 de setembro de 1990.

Antes, a saúde pública era realizadapelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), que promovia atendimento médico e hospitalar para alguns casos de enfermidades, não distribuía medição em larga escala e trabalhava campanhas de saúde preventiva de algumas doenças.

+ Acessados

Veja Também