Biólogos estimam em 3 trilhões a população mundial de árvores

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Biólogos estimam em 3 trilhões a população mundial de árvores

O planeta possui aproximadamente 3,04 trilhões de árvores, revelou o mais detalhado censo florestal já realizado no planeta, multiplicando por oito as estimativas anteriores. A nova conta confirma o Brasil como dono da terceira maior população arbórea do mundo, possuindo 9,9% das árvores do planeta, atrás da Rússia (21,1%) e do Canadá (10,5%).

O estudo, liderado pelo biólogo Thomas Crowther, da Universidade Yale, de Connecticut (EUA), foi feito a pedido de um projeto ligado ao Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), e reuniu pesquisadores de 15 diferentes países, incluindo o Brasil.

Até dois anos atrás, estimativas feitas apenas com imagens de satélites eram ainda muito imprecisas. No trabalho publicado agora, os pesquisadores levaram em conta também a densidade das florestas – número de árvores por hectare – o que permitiu contar a vegetação de forma mais precisa. Para aprimorar o método de cálculo, foram analisados dados coletados em campo em mais de 400 mil diferentes locações florestais.

Um estudo descrevendo o resultado final do trabalho sai na edição desta semana da revista “Nature”. O trabalho contou com a participação de cientistas de dois centros de pesquisa brasileiros, na Universidade Federal do Sul da Bahia e na Universidade Regional de Blumenau.

Geopolítica florestal

Pelas contas dos cientistas, dois terços das árvores do mundo se concentram apenas nos dez países com maior população arbórea (Rússia, Canadá, Brasil, EUA, China, República Democrática do Congo, Indonésia, Austrália, Bolívia e México).

A maior parte das árvores, 43%, fica em florestas tropicais. As florestas em zonas temperadas compõem 22% do total e as zonas boreais frias de altas latitudes possuem 24% das árvores. A Antártida nem sequer entrou na conta.

Os pesquisadores também estimaram a quantidade de árvores em função da população global. Existem hoje 422 árvores para cada pessoa no mundo. O Brasil está acima da média mundial, com cerca de 1.500 árvores por habitante.

Crowther e seus colaboradores, porém, estimam que o desmatamento e a degradação florestal estão eliminando hoje cerca de 1,3 árvore por habitante do planeta anualmente. São cerca de 15 bilhões de árvores derrubadas a cada ano. Pela estimativa dos pesquisadores, o mundo já perdeu 46% das árvores que possuía 10 mil anos atrás, antes de surgirem as primeiras civilizações humanas.

+ Acessados

Veja Também