Biblioteca Estadual abre inscrições para curso em Braille

Biblioteca Estadual abre inscrições para curso em Braille

Biblioteca Estadual abre inscrições para curso em Braille

Com mais de dois mil volumes em Braille disponíveis para a população, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça oferece o curso de Sistema de Leitura e Escrita em Braille voltado ao público em geral, interessado em aprender o método para mediar a leitura e os estudos das pessoas com deficiência visual. São 20 vagas gratuitas e as inscrições começam na segunda-feira (11.03).

O curso tem 40 horas de duração e será realizado dos dias 1º a 15 de abril, das 14h às 17h, na sede da Biblioteca Pública, em Cuiabá. As inscrições terminam no dia 22 de março. Oferecido pela Biblioteca desde 2016, a condução é feita pelo servidor público Manoel Pinto de Moraes, que possui deficiência visual e tem mais de 30 anos de história no Estado. É ele quem lê as as publicações em Braille para o suporte na classificação do acervo da biblioteca.

O conteúdo do curso inclui um breve histórico sobre o sistema Braille e sua importância na alfabetização, o manuseio da reglete e punção (ferramentas para escrita em Braille), apresentação da Sala Braille da Biblioteca Estevão de Mendonça e transcrição do sistema Braille em tinta.

Na Sala Braille as opções vão desde clássicos da literatura nacional, como obras de Monteiro Lobato, e obras internacionais, como o best-seller Harry Potter. Os volumes estão disponíveis em formato impresso, digital e em áudio. No local, ainda há uma impressora de livros em braile e um scanner que converte as obras escritas para áudio.

As inscrições podem ser feitas online ou direto na Biblioteca Estadual.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240.

+ Acessados

Veja Também