Bebês com microcefalia respondem bem a tratamento com botox

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

Bebês com microcefalia respondem bem a tratamento com botox

Dois bebês, de oito e dez meses e com microcefalia, foram submetidos pela primeira vez a aplicações de botox, na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Recife.

O procedimento é novo para ambos, que se chamam Joanderson Belo e Maria Isabela Amorim, mas a unidade já a utiliza há quatro meses e os primeiros pacientes têm apresentado respostas positivas. A informação foi divulgada pelo portal G1.

O ortopedista pediátrico Epitácio Leite, responsável pelo tratamento nos bebês, afirmou ao G1 que a substância é usada em crianças que têm a malformação e que desenvolvem complicações ortopédicas ao longo dos meses de vida.

Até agora, 15 pequenos já passaram pelo processo e já apresentaram mais flexibilidade nos movimentos.

“Eu costumo registrar as crianças antes e depois da aplicação para comparar e já é possível perceber a diferença na musculatura do quadril e nos braços”, comenta Leite. “São os bebês que têm a musculatura rígida e por isso têm dificuldades para movimentar as articulações dos braços e das pernas”, exemplifica.

Além de melhorar a flexibilidade das articulações dos bebês, o botox também tem o objetivo de tentar diminuir as medicações usadas pelas crianças. “Com as articulações mais flexíveis, a tendência é que os espasmos diminuam e, consequentemente, diminui também o uso de medicamentos para combatê-los”, esclarece o médico.

+ Acessados

Veja Também