‘Bebê-onça’ encontrado em fazenda de MT será levado para instituto em GO

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

‘Bebê-onça’ encontrado em fazenda de MT será levado para instituto em GO

O filhote de onça-pintada encontrado há cinco meses na beira de uma estrada em uma fazenda no município de Novo Mundo, a 785 km de Cuiabá, deve ser transferido nesta quarta-feira (26) para o Instituto Onça-Pintada, em Goiás. Batizado de Dingo, o filhote foi encontrado sem a mãe e entregue à Secretaria de Estado de Mato Grosso (Sema) para cuidados especiais.

O objetivo dos biólogos é adaptar Dingo ao mundo silvestre para que mais tarde ele possa ser inserido na natureza. Segundo o gerente de Fauna da Sema, Ronaldo Ferreira, após pesquisas o Instituto Onça-Pintada, no estado de Goiás, foi escolhido para se tornar o lar do filhote.

“O espaço fica em um cenário florestal e possui uma metodologia de trabalho voltada para a preservação de onças-pintadas”, afirmou Ferreira. Para ele, a transferência de Dingo é importante para que o filhote se familiarize com a natureza e futuramente seja reinserido em seu habitat. Hoje, Dingo tem cinco meses e pesa cerca de 8 kg.
“Ele será solto apenas quando estiver na fase adulta, o que pode demorar três ou quatro anos”, pontuou.

Dingo foi encontrado por um fazendeiro quando era recém-nascido. Conforme a Sema, possivelmente a mãe foi morta por caçadores, já que a caça de animais silvestres é intensa naquela região.

Antes de ser levada para o Batalhão Ambiental, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o filhote estava sendo criado como um gato doméstico, mas começou a crescer e o fazendeiro percebeu que se tratava de uma onça, como explicou o major da Polícia Ambiental Cleverson Leite de Almeida.

Durante a viagem de transferência, Dingo terá companhia. Outro filhote de onça-pintada que foi encontrado em uma propriedade rural em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, também será transferido para o instituto. Segundo a Sema, o animal foi encontrado dias após o resgate de Dingo.

+ Acessados

Veja Também