Bebê nasce dentro do banheiro com ajuda da bisavó

Redação PH

Redação PH

Bebê nasce dentro do banheiro com ajuda da bisavó

A segunda-feira (18) começou com festa para a família de Jaqueline Emanuele Garcia da Silva, de 23 anos. A jovem teve bebê por volta das 6h (de MS) no banheiro da casa no bairro Leblon, em Campo Grande, com ajuda da avó Maria Conceição Centurión, de 66 anos. Foi a bisavó quem tirou a recém-nascida de dentro do vaso sanitário e segurou em toalhas até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O parto era esperado pela família até a próxima quarta-feira (20), mas a pequena nasceu nesta manhã, quando fazia 7°C na capital sul-mato-grossense.

A bisavó, Maria Conceição, se recupera de uma cirurgia e não podia fazer esforço, mas na hora nem pensou nisso.

"Depois minha filha disse: mãe, você não pode agachar aí, mas já foi, já era e já veio a neném. Ela nasceu na minha mão, graças a Deus. Foi devagarzinho, ela fazia força e eu falava vem, vem, limpei o rosto do neném, coloquei a toalha em cima, aí endireitou e o povo pegou para trazer para o sofá. Ajudei a trazer uma vida, nunca fiz um parto, mas tive cinco filhos assim em casa. Eu falei para a Jaqueline que ia nascer na minha mão, e ela não acreditou", contou a bisavó.

Ela diz que a chegada de surpresa da bebê mudou o nome da criança. "A neném ia chamar Ana Carolina, mas agora falei para a Jaqueline que vai ter que chamar Ana Vitória, porque é uma vitória ela ter nascido assim, que alegria, gordinha e linda. Tem que ser Ana Vitória porque ela é uma benção e trouxe uma festa bonita para a gente", falou emocionada a bisavó que tem outros 4 bisnetos.

A notícia do nascimento correu rápido na família e chegou até a tataravó, que tem 93 anos. Quando o G1 chegou na casa, Jaqueline já estava sendo atendida pelo Samu e a bebê estava coberta no colo de uma das médicas da equipe.

Jaqueline não mora na casa onde aconteceu o parto. Ela passou a noite no local a pedido da bisavó, para não ficar sozinha na residência com a mãe.

"A gente veio para cá já pensando que se acontecesse alguma coisa assim era mais fácil ir para a maternidade, mas foi tudo muito rápido, ela nasceu bem rápido", contou a mãe de Jaqueline, Carmem Garcia, de 42 anos.

A emoção do nascimento também tomou conta da equipe do Samu. "A gente chegou, o neném já tinha nascido, num dia muito frio do ano, mas a mãe também estava bastante nervosa, tremendo, é uma emoção né? Comecinho do plantão já com nascimento é ótimo", contou a socorrista Karina Fogaça.

Mãe e filha estão bem e foram levadas para o Hospital Universitário. Jaqueline tem outro filho, de 3 anos, e disse que está "feliz da vida" com a chegada da segunda filha.

Bebê nasce dentro do banheiro com ajuda da bisavó em Campo Grande (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Familiares e vizinhos acompanharam nascimento da bebê em casa (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

+ Acessados

Veja Também