Bebê com doença rara em MT passa por cirurgia e está internado na UTI

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Bebê com doença rara em MT passa por cirurgia e está internado na UTI

Por pelo quatro horas, o bebê Ricardo Curvo, de nove meses, que sofre de uma síndrome rara, permaneceu na sala de cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, nesta quarta-feira (8). A criança passou por uma gastrostomia, um procedimento cirúrgico onde os médicos colocam uma sonda no estômago para que receba alimentação.

Os pais do bebê, Jéssica Curvo e Bruno Lima, disseram que o filho passa bem e que aguarda recuperação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da pediatria. “A cirurgia estava prevista para terça-feira, mas não foi possível, e ocorreu na manhã desta quarta. Esse procedimento vai permitir com que ele [filho] receba a papinha pela sonda, já que não tem mais condições de se alimentar pela boca”, frisou.

Bruno Lima explica que o bebê tem problema neurológico e não sabe mais engolir, tendo muitas vezes convulsões, durante a alimentação. A criança deverá permanecer internada no hospital e não há previsão de liberação.

Ricardo Curvo sofre de schinzel-giedion, uma síndrome muito rara, que provoca má formação, retarda o crescimento, provoca convulsões constantes e traz complicações neurológicas. Além disso, não enxerga e não escuta.

Em fevereiro os pais do bebê, que moram em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, conseguiram uma liminar na Justiça que obriga que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) a fornecer o remédio canabidiol ao menino.

O remédio é à base de maconha e ajuda no tratamento de Ricardo. Inicialmente a família deve receber seis frascos que devem durar pouco mais de dois meses, em duas doses diárias. No entanto, ainda não há previsão de quanto o remédio deve chegar até a família.

+ Acessados

Veja Também