Bases militares dos EUA no Iraque e na Síria são atacadas por drones e foguetes

Picture of R7

R7

Pixabay

Bases militares dos EUA no Iraque e na Síria são atacadas por drones e foguetes

Instalações ficam no Iraque e na Síria; ataques teriam sido motivados por mortes de palestinos em hospital na Faixa de Gaza

Compartilhe:

Drones e foguetes atingiram na noite de quinta-feira a base aérea de Ain al-Asad, no oeste do Iraque, que abriga forças dos Estados Unidos e de outros países. Várias explosões foram ouvidas dentro da base, disseram duas fontes de segurança. A base aérea de Ain al-Asad está localizada na província ocidental de Anbar.

Mais cedo, uma base militar no sul da Síria, onde tropas dos Estados Unidos mantiveram presença para treinar forças como parte de uma ampla campanha contra o grupo Estado Islâmico, foi atacada por dois drones, disseram, sob condição de anonimato, autoridades americanas à Associated Press. Um drone foi abatido, mas outro causou ferimentos leves aos soldados.

Os ataques seguem-se a ataques semelhantes de drones nos últimos dias contra bases dos EUA e da coligação no Iraque, em meio à raiva latente na região depois de uma explosão num hospital de Gaza ter matado centenas de pessoas.

A guarnição de al-Tanf, no sudeste da Síria, está localizada num ponto sensível, frequentemente utilizado por militantes apoiados pelo Irã para transportar armas para o Hezbollah. Ativistas da oposição síria também disseram que um ataque de drones foi conduzido contra uma instalação petrolífera no leste da Síria que abriga tropas americanas.

Omar Abu Layla, um ativista baseado na Europa que dirige o meio de comunicação Deir Ezzor 24, disse que três drones com explosivos atingiram o campo de gás Conoco, na província oriental de Deir el-Zour, que faz fronteira com o Iraque.

Rami Abdurrahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede no Reino Unido, um monitor de guerra da oposição, confirmou que cinco explosões foram ouvidas no campo de gás de Conoco.

Gaza de dentro

A tensão no Oriente Médio deve aumentar ainda mais nos próximos dias, à medida que uma invasão de Israel à Faixa de Gaza se aproxima.

 O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, garantiu às tropas do país que a incursão na Faixa de Gaza acontecerá em breve. O político, que conversou com soldados que estão posicionados perto da fronteira com a Faixa de Gaza, pediu a todos que se preparassem para a operação.

Segundo a emissora de TV americana NBC News, Gallant teria dito às tropas que elas poderão ver Gaza “de dentro” em um futuro próximo.

“Estejam prontos, a ordem [de entrada] chegará. E aqueles que agora veem Gaza de longe a verão de dentro. Prometo a vocês. Boa sorte”, disse o ministro da Defesa aos soldados do país.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp