Base do pelotão do Corpo de Bombeiros é inaugurada no Complexo Paiaguás

O espaço para a instalação do Bravo 9 foi cedido e reformado pela Seplag; todas as melhorias foram executadas com recursos da pasta

Foto por: Mayke Toscano /Secom-MT

Foi inaugurada no Complexo Paiaguás, nesta sexta-feira (11.07), a 4ª Companhia do 1º Pelotão Bombeiro Militar do Batalhão Cacique (1º BBM) de Cuiabá, chamada de Bravo 9.

O Bravo 9 está localizado no Complexo Paiaguás, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, próximo ao prédio da Superintendência da Escola de Governo. A unidade contará com uma viatura Auto Salvamento Avançado, com guarnição disponível 24 horas para o atendimento de diversas ocorrências.

O espaço para a instalação da base foi cedido e reformado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A estrutura onde antes funcionava uma guarita passou por adequações e, além da pintura, recebeu novos contornos com a construção de uma garagem coberta, quarto para descanso dos militares, banheiro e copa, melhorias executadas com recursos da própria Seplag.

Participaram da inauguração o titular da Seplag, Basílio Bezerra, o secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Alessandro Borges Ferreira, o comandante do 1° BBM, João Paulo Nunes de Queiroz, secretários adjuntos da Sesp e Seplag, representante da MTI e militares do Bombeiros. Na oportunidade, foi entregue simbolicamente a chave da estrutura ao CBM-MT, força de segurança ligada à Sesp.

Foto por: Mayke Toscano /Secom-MT

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou a importância da unidade estar situada nas dependências do Palácio Paiaguás. “A instalação deste espaço no Complexo Paiaguás trará ainda mais segurança aos servidores e demonstra as ações de melhorias implementadas pelo governo junto ao Corpo de Bombeiros do Estado”.

“Essa é uma iniciativa para trazer o Corpo de Bombeiros para mais próximo da região do CPA. Além da região do Centro Político e Administrativo, essa unidade irá atender mais rapidamente as necessidades da grande Morada da Serra”, disse o secretário de Segurança Pública. “A inauguração da base é resultado do esforço da Seplag, capitaneado pelo secretário Basílio, assim como da Sesp com o Corpo de Bombeiros do Estado”, afirmou Bustamante que ainda acrescentou “no futuro próximo, essa unidade pode atender até o Samu”.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Alessandro Borges Ferreira, “a expansão de unidades no CBMMT faz parte da Política de Comando e possibilitará a redução no tempo-resposta para o atendimento de ocorrências na capital sendo a população cuiabana a maior beneficiada.”

De acordo com o comandante do 1BBM, João Paulo Nunes de Queiroz, o Corpo de Bombeiros passa por um momento histórico de expansão, no qual o 1º Batalhão de Bombeiros Militar constitui uma peça chave nesse processo.

“A região da grande CPA, Morada do Ouro e adjacências demandam ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) uma média anual de 3.500 ocorrências de natureza bombeiro militar, assim sendo o 1 Pelotão implantado no Centro Político possui a finalidade de restringir demandas reprimidas, levar um serviço mais rápido para a sociedade com a diminuição do tempo-resposta e, consequentemente, a melhoria na prestação do atendimento à população”, comentou.

Foto por: Mayke Toscano /Secom-MT