Barranco entrega georreferenciamento do P.A Santo Antônio da Fortuna

Redação PH

Redação PH

barranco entrega georreferenciamento do p.a santo antônio da fortuna

Barranco entrega georreferenciamento do P.A Santo Antônio da Fortuna

O deputado Valdir Barranco (PT) participou nesta segunda-feira (18), da entrega do georreferenciamento (GEO) aos agricultores familiares do assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde. O documento beneficia 266 famílias e é um dos requisitos para que o Incra faça a titulação definitiva dos lotes.

“Essa luta começou nos anos 2000 e desde então vinha se arrastando por uma série de complicações. Tenho a honra de ter contribuído para a formação deste assentamento e ter auxiliado as famílias desde à época em que era superintende do Incra, e agora como deputado estadual, no cumprimento dos tramites burocráticos. Com o GEO em mãos, os agricultores familiares estão mais perto de receberem seus títulos de propriedade”, explicou o deputado.

A comissão responsável pelo GEO disse que a prefeitura de Campo Verde contribuiu para a conclusão deste trabalho. O município custeou a medição da área conhecida com Gleba Bigorna que havia ficado de fora da primeira medição. O custo do serviço executado pela cooperativa Unicampo ficou em R$ 15 mil.

“O Incra só passou a nos ouvir quando o Valdir Barranco assumiu a superintendência. Até então, eramos vistos como invasores e baderneiros. Com a chegada dele conseguimos fazer a primeira medicação, mas a Bigorna ficou de fora. Agora, como deputado, Barranco tem nos auxiliado dentro do Incra em várias audiências. Trabalhou muito e até que a autarquia reconhece a Bigorna como parte do P.A Santo Antônio da Fartura. Para fazer a mediação da área contamos com a ajuda da Câmara Municipal que aprovou a indicação da prefeitura de Campo Verde”, explicou Flávio Casso, membro da comissão de Geo.

A vistoria da área, por parte do Incra, para conferência do GEO pode ocorrer ainda em fevereiro do próximo ano. Para acelerar o processo, o deputado Barranco se dispôs a agendar reunião com o superintendente João Bosco no mês de janeiro para cobrar celeridade. Segundo Barranco, “de posse dos títulos, os assentados poderão requerer crédito rural junto aos bancos e melhorar a produção”.

“Para ter acesso ao crédito, os agricultores deverão apresentar às instituições financeiras cópia da declaração e aptidão ao Pronaf, por exemplo. Queremos deixar claro que a documentação dos proprietários deverá estar em dia e que nós da Empaer estamos, desde já, à disposição para auxiliar todos aqueles que precisarem”, se comprometeu Sérgio Mazeto, representante daEmpresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

O deputado Valdir Barranco aproveitou o evento para cobrar do estado o pagamento da emenda parlamentar, no valor de R$ 75 mil, que ele destinou à agricultura familiar do município e que ainda não foi paga pelo Estado. Os recursos devem ser empregados na compra de equipamentos. O secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista Fernandes, que esteve no local, garantiu que o governo fará o pagamento ainda este ano. “Resta esperar que a promessa seja cumprida o quanto antes”, concluiu Valdir Barranco.

+ Acessados

Veja Também