Bancada do MDB cobra repasse de recursos para Santa Casa de Rondonópolis

Bancada do MDB cobra repasse de recursos para Santa Casa de Rondonópolis

Bancada do MDB cobra repasse de recursos para Santa Casa de Rondonópolis

Uma comitiva formada por parte da bancada do MDB que contou com a deputada Janaína Riva e os deputados Thiago Silva e Dr. João José esteve presente, nesta terça-feira (02.04), em uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, debatendo a situação dos repasses para o município de Rondonópolis, principalmente a situação da Santa Casa do município.

A reunião ainda contou com a presença do prefeito Zé Carlos do Pátio e os vereadores de Rondonópolis Hélio Pichioni (PSD), Cláudio da Farmácia (MDB) e Reginaldo dos Santos, além da secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque.

A gestora da Saúde de Rondonópolis esclareceu que a cidade não tem recebido os repasses em dia, mas, mesmo assim busca atender nas unidades pacientes de outros municípios e que com isso ela está sendo obrigada a aumentar os investimentos.

Ela cita que está sendo gasto quase 30% do orçamento para atender a demanda do setor. Fora isso, ela lembra que a Santa Casa vive uma crise financeira e deve pedir reajuste dos repasses por parte do Estado.

O prefeito destacou que há um déficit do Estado, e isso obrigou o município a fazer adiantamentos de repasses para a Santa Casa. “Somente este ano, há pelo menos R$ 5 milhões em débitos, além do ano passado”, disse o prefeito.

Pátio alegou que aumentou o atendimento em razão de serviços que não estavam sendo oferecidos pelo Estado e que ainda adiantou repasses para a Santa Casa em 2018 para não parar o Hospital. “Fiz isso para manter os serviços, mas preciso saber quando o Estado vai realmente pagar?”.

Por outro lado, o secretário estadual de Saúde lembrou que os pagamentos de 2019 ainda deverão ser finalizados, após a aprovação de relatórios e a publicação de portarias. Gilberto Figueredo adiantou que os pagamentos atrasados devem depender do aumento do volume de recursos repassados à secretaria.

“Não tem mágica para solucionar isso da noite para dia, vai depender de uma série de fatores que ainda estamos estudando, o que realmente vai ser feito, neste momento não posso prometer algo que não sei quando vou cumprir”, disse o secretário.

O deputado Thiago Silva lembrou que a Assembleia tem buscado mecanismos para incrementar a receita da Saúde. Ele citou como exemplo a aprovação de projetos que possam garantir mais repasses à pasta. “Nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível a Santa Casa e a saúde de Rondonópolis”, explicou Thiago.

O deputado estadual Dr. João José afirmou que tem acompanhado a situação dos hospitais em todas as regiões, e que o Governo do Estado deve buscar regularizar os repasses o quanto antes.

“Precisamos dar um choque de gestão, e colocar em dia os repasses aos hospitais. Isso sem dúvida vai contribuir para melhoria da qualidade de vida da população”.
Janaína Riva lembrou estará acompanhando de perto a situação de Rondonópolis.

“O Estado precisa entender a importância do papel que as Santas Casas exercem para a saúde nos municípios. Saúde tem que ser prioridade de gestão e é por isso que eu faço questão de acompanhar tudo de perto e buscar soluções junto ao Poder Executivo”

+ Acessados

Veja Também