Avião é usado para tentar apagar incêndio em ponto turístico de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Avião é usado para tentar apagar incêndio em ponto turístico de Mato Grosso

Uma equipe de bombeiros tenta controlar um incêndio no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, na região de Nobres, a 151 km de Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), o fogo, que seria criminoso, foi identificado na quarta-feira (19). O parque tem 12 mil hectares e fica em uma região montanhosa. A área afetada não foi calculada.

O trabalho de combate ao incêndio continua nesta sexta-feira (21). Inicialmente os bombeiros fizeram um sobrevoo na quarta-feira para fazer o reconhecimento dos focos de incêndio no parque. Nesse sobrevoo os militares identificaram pessoas no entorno do parque que estariam ateando fogo na área. No entanto, não foi possível fazer a prisão dos suspeitos.

Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul atrai turistas
que estão à procura de mergulhos em cavernas.
(Foto: Assessoria/Sema-MT)

Já na quinta-feira (20) uma equipe de militares usou o avião do Batalhão de Emergências Especiais (BEA) para despejar aproximadamente 3,1 mil litros de água na área afetada. Outra equipe em terra usou 5,7 mil livros de água para conter o incêndio.

Segundo o tenente-coronel Paulo André Barroso, comandante do BEA, o local é de difícil acesso e, por isso, foi solicitado apoio de mais uma aeronave e de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A preocupação dos bombeiros é não deixar que o fogo tome grandes proporções e acabe repetindo o ‘episódio’ de agosto de 2009, quando um incêndio destruiu 80% do parque. Além disso, também existem riscos para moradores que vivem em assentamentos pertos do parque.

Um grupo de bombeiros e representantes da Sema deve se deslocar ainda na manhã desta sexta-feira com o helicóptero do Ciopaer até o parque para tentar reconhecer a área total que foi afetada.

O parque

O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (Pegla) está localizado no município de Nobres, no Assentamento Rural Coqueiral/Quebó, na região Médio-Norte do Estado. Com mais de 12 mil hectares, o local é considerado um santuário ecológico que recebe todos os dias centenas de turistas que estão à procura de mergulhos em cavernas.
Segundo a Sema, o incêndio de 2009 começou depois que os assentados atearam fogo para fazer manejo e limpeza de áreas rurais próximas ao parque.

+ Acessados

Veja Também