Aveia ajuda a emagrecer, controla o colesterol e a glicemia

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Aveia ajuda a emagrecer, controla o colesterol e a glicemia

Já contei várias vezes para vocês aqui no blog que eu vivo tentando emagrecer. Quando me indicam algo saudável, que vai me ajudar nesse processo, eu sempre experimento. Um dos produtos que eu comecei a comer há anos e nunca mais saiu do meu cardápio é a aveia.

Todos os dias eu como duas colheres de aveia. Seja misturado na granola, em cima da minha fatia de mamão ou até mesmo fazendo mingau. Eu sinto que a aveia me dá saciedade, ou seja, eu não sinto necessidade de comer mais logo depois.

Em conversa com a nutricionista Rachel Faria, ela me explicou realmente isso não é coisa da minha cabeça.

— As fibras presentes na aveia, ao formarem um gel com a água, crescem e preenchem o estômago e intestino, retardando esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade.

Ela também explica que a a aveia auxilia indiretamente no emagrecimento pois, as fibras agem no controle dos níveis de glicose no sangue, fazendo com que ela seja absorvida de modo lento e gradual.

— Desta forma, ajuda na regulação da insulina que, por sua vez, faz parte do processo de criação de depósitos de gordura. Quando a insulina está regulada, há menor chance de formação de tecido gorduroso.

Além disso, a aveia é excelente para controlar o colesterol e a glicemia devido a grande quantidade de fibra solúvel. Além disso, possui em sua composição o mineral silício, importante na produção de colágeno e, consequentemente, na firmeza da pele. Também é rica em potássio e magnésio, diminuindo a retenção hídrica e, portanto, contribui na melhora da hipertensão.

— Também ajuda no funcionamento do intestino porque é rica em fibras, um tipo de fibra solúvel chamado beta-glucana. Em contato com a água, ela forma um gel que auxilia na regulação da função intestinal.

O mais bacana de tudo foi descobrir com a Rachel que estou ingerindo a quantidade correta por dia: de 1 a 2 colheres de sopa.

— Pode ser adicionada a frutas ou consumida em preparações como bolos, pães, tortas e sopas. Não existe regra em relação aos horários, mas é uma boa opção para acompanhamento no café da manhã ou lanches.

Diferenças entre tipos de aveia

De acordo com Rachel, os flocos grossos estão na forma integral e passam por procedimentos que mantêm as propriedades nutricionais da aveia. Já flocos finos são submetidos a moagem. Os farelos de aveia são a parte externa do grão, porção essa que possui mais fibras, portanto a forma mais indicada para controle de glicemia e colesterol. Já a E a farinha de aveia é a parte interna do grão, onde é retirada maior parte das fibras mas pode ser usada em substituição a farinha de trigo.

(Por: Vanessa Sulina)

+ Acessados

Veja Também