Ave com bico mutilado é abandonada em caixa em cidade de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Ave com bico mutilado é abandonada em caixa em cidade de Mato Grosso

Um araçari que estava com o bico quebrado foi deixado dentro de uma caixa no quartel do Corpo de Bombeiros de Sinop, cidade a 503 km de Cuiabá. Segundo os bombeiros, a ave, que se assemelha a um tucano, estava com parte do bico quebrado e aparentemente não conseguia se alimentar. O pássaro foi encaminhado nesta terça-feira (15) para a Associação de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres (ARRAS), em Sinop.

“Deixaram essa ave no quartel, dentro de uma caixa e ninguém sabia o que tinha ocorrido com ela. Ao que parece ela não conseguia comer, dava para perceber que ela estava com fome, mas com o bico quebrado não conseguia se alimentar”, disse ao G1 o sargento dos bombeiros, Pedro Ribas.

Os bombeiros levaram o animal até a associação para que ele pudesse passar por uma avaliação de veterinários. A ARRAS é formada por professores, técnicos e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Ele [o pássaro] está debilitado e bem desnutrido, não conseguia comer ou tomar água sozinho. Estamos dando mamão gelado e outras frutas pela lateral do bico, aí ele consegue comer. A prioridade é que ele se alimente nos próximos dias para vermos o que será feito. Ele é bem manso, não sabemos se foi maltratado”, declarou a zootecnista e presidente da ARRAS, Paula Moreira.

Somente depois da recuperação da ave é que os veterinários poderão avaliar se o pássaro poderá passar por alguma cirurgia ou possibilidade de uma prótese no lugar do bico quebrado.

Associação está cuidando da ave e dando alimentos para a reabilitação (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT))

+ Acessados

Veja Também