Avallone destaca transporte de contêineres de SP para MT através da ferrovia

Avallone destaca transporte de contêineres de SP para MT através da ferrovia

Avallone destaca transporte de contêineres de SP para MT através da ferrovia

O deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou hoje o fato inédito registrado no terminal rodoferroviário de Rondonópolis, que recebeu neste sábado (22) a primeira composição com contêineres empilhados em dois níveis.

Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, uma composição saiu de Sumaré (SP) com 68 vagões carregados com 136 contêineres desembarcados no terminal mato-grossense.

A Brado Logística, subsidiária da Rumo Logística e especializada no transporte de contêineres, investiu R$ 30 milhões no novo sistema conhecido como ‘double stack’, que deve trazer um ganho de 40% na capacidade de transporte dos trens.
Os veículos são formados com vagões que podem carregar até três contêineres empilhados, um de 40 pés (12 metros) e dois de 20 pés (seis metros). Nesta viagem inaugural, foram usados dois contêineres por vagão.
Avallone lembrou que estudos preliminares confirmam a existência de uma grande demanda estimada em 20 milhões de toneladas anuais, para o transporte de alimentos e outros produtos industrializados para a Grande Cuiabá através de contêineres, o que justifica plenamente a extensão dos trilhos e a construção do terminal rodoferroviário.
Segundo dirigentes da Rumo, a inovação atende às necessidades de um mercado em expansão, percorrendo perto de 1,4 mil quilômetros entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em 2017, 474 contêineres foram movimentados de Sumaré para Rondonópolis. Em 2018, o número saltou para 3.375, um crescimento de 600 %. No trajeto inverso, a movimentação de contêineres subiu de 3.392 para 8.961, uma expansão de 164%.
A meta é chegar ao final do ano com a marca de 4.828 contêineres entre Sumaré e Rondonópolis, e 10 mil no percurso contrário. O crescimento é resultado da decisão de atender clientes dos mais diversos segmentos industriais e agrícolas, que podem utilizar a ferrovia para levar seus produtos por longas distâncias.
Entre as vantagens do modal ferroviário estão o frete mais competitivo (cerca de 10% menor que o modal rodoviário em longas distâncias), a previsisibilidade de entrega e garantia da integridade dos produtos transportados.
Outras vantagens são a redução no consumo de combustíveis e na emissão de poluentes. Um trem formado por 100 vagões é capaz de transportar o mesmo volume de carga que 357 caminhões bitrem. O trem emite 14 kg de dióxido de carbono por cada quilômetro percorrido, enquanto os 357 caminhões emitem 762 kg de poluentes na mesma distância. O trem percorre 374 km com um galão de combustível, enquanto um caminhão percorre apenas 109 km.
Terminal de Contêineres em Cuiabá
No dia 8 de Julho próximo, acontece na sede da Fiemt em Cuiabá uma audiência pública requerida pelo deputado Carlos Avallone. Nela, a concessionária Rumo vai expor seu projeto de expansão dos trilhos de Rondonópolis a Cuiabá e posteriormente a Sorriso. Além disso, serão discutidas e avaliadas as perspectivas de crescimento econômico e social a partir da implantação de um terminal rodoferroviário para contêineres na Baixada Cuiabana.
Para o deputado Avallone, a audiência pública é fundamental para que se possa debater com a sociedade organizada os planos de extensão e roteiro da malha ferroviária em solo mato-grossense. “É muito importante viabilizar a vinda da ferrovia, considerando o desenvolvimento econômico e social que trará para toda a Baixada Cuiabana, gerando empregos e serviços para diferentes segmentos da comunidade”.
Logística de transportes
A Rumo é a maior operadora ferroviária do Brasil, com serviços logísticos de transporte por ferrovias, elevação em portos e estocagem de produtos. Atualmente, sua base de ativos é composta por quatro concessões, totalizando 12.021 km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.
Resultado da fusão entre a Rumo Logística (Grupo Cosan) e a antiga América Latina Logística (ALL) em 2015, hoje a empresa opera 12 terminais de transbordo com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas de grãos, açúcar e outras commodities.
Em Mato Grosso, opera os terminais de Alto Taquari, Alto Araguaia e Rondonópolis. A empresa detém as concessões ferroviárias da Malha Norte e Malha Paulista, além dos terminais de transbordo em Mato Grosso e São Paulo.
É responsável pelo transporte de commodities agrícolas (soja, milho, farelo de soja e açúcar), fertilizantes, combustíveis, cimento e celulose. Desde a aquisição da ALL em 2015, a Rumo investiu aproximadamente R$ 10 bilhões em suas malhas.

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