Autor da lei destaca importância do Dia Estadual de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Autor da lei destaca importância do Dia Estadual de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher

Hoje, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Estadual de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher.

O autor da lei em Mato Grosso, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), destaca a necessidade de conscientizar à população quanto a importância da denúncia à fim de coibir os altos índices de violência.

Segundo ele, as mulheres devem se manter firmes quanto à necessidade da responsabilização de seus parceiros pelos atos que praticaram.

Conforme o Anuário das Mulheres Brasileiras, o local em que as mulheres mais sofrem violência é dentro de casa, entre violência física e psicológica, como xingamentos e humilhações.

“O objetivo desta lei é reforçar as estratégias de prevenção, punição e erradicação da violência. O atual cenário precisa ser mudado, devemos estimular o número de campanhas e incentivo à denúncia”, disse ele.

Nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, o parlamentar ressaltou ainda a importância das medidas protetivas já existentes visando reduzir o índice de violência, a exemplo do botão do pânico e o uso de tornozeleira eletrônica.

“Esse problema precisa ser erradicado, é muito triste ver através dos meios de comunicação inúmeros casos de assassinatos, precisamos criar uma cultura de combate à violência”, disse ele.

Levantamento divulgado pelo Mapa da Violência 2015, ‘Homicídio de Mulheres’ apontou números assustadores. Entre os anos de 1980 e 2013 foram assassinadas 106.093 mulheres, sendo que 4.762 somente em 2013. Desse total, 50,3% registros são de mortes violentas cometidas por familiares, outros 33,2% de parceiros ou ex-parceiros.

+ Acessados

Veja Também