Aulas de empreendedorismo ajudam crianças, jovens e adultos a realizar sonhos

Milhares de alunos são atendidos com o projeto Educação Empreendedora do Sebrae/MT

Aulas de empreendedorismo ajudam crianças, jovens e adultos a realizar sonhos

Até o final deste ano 95,874 mil alunos de escolas públicas e privadas de nível fundamental, médio e superior de Mato Grosso terão participado de aulas sobre empreendedorismo.

O assunto é abordado com crianças, jovens e adultos por professores qualificados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT).

Por meio do projeto Educação Empreendedora 6 mil educadores receberam formação sobre o tema. Desde 2014, quando o projeto iniciou, o número de alunos atendidos aumentou 361%, ao saltar de 11,498 mil atendimentos para 53 mil em 2018.

Nesse período, 182 instituições de ensino abriram as portas para o Sebrae/MT em 59 municípios mato-grossenses, quantifica a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae, Viviane Kelly Pozzolo.

Ter seu próprio negócio ou fazer carreira em uma empresa está entre os principais sonhos dos brasileiros, segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2016.

Por isso, as aulas sobre empreendedorismo propiciadas pelo Sebrae/MT despertam tanto interesse nos estudantes, especialmente nos jovens.

Com o auxílio dos professores treinados pelo Sebrae/MT, os alunos aprendem como se organizar objetivamente para concretizar projetos, sejam eles profissionais ou empresariais.

Professores que trabalham com alunos do Ensino Fundamental são capacitados para o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp).

Neste caso, o objetivo é estimular a criatividade, incentivar os estudantes a sonhar e a desejar realizar esses sonhos, explica Pozzollo. A partir de histórias, os alunos são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios.

Já os alunos do Ensino Médio participam dos cursos Despertar e Crescendo e Empreendendo. O 1º orienta os jovens para que sejam agentes de mudanças socioeconômicas e se desenvolvam como futuros profissionais, explica a gestora.

A 2ª opção estimula o protagonismo juvenil, prepara o estudante para os desafios do mundo do trabalho e o instiga a identificar oportunidades e planejar o futuro com atitudes empreendedoras.

Instrutora e consultora credenciada do Sebrae, Marciane Souza Silva Mantovanelli – que está no projeto desde o início- participou do curso Crescendo e Empreendendo, realizado na Escola Estadual Dione Augusta, no bairro CPA 4, na semana passada.

A escola está entre as maiores da Capital mato-grossense e atende 1,4 mil alunos do Ensino Médio, distribuídos em 42 turmas nos 3 turnos de aulas. Deste total, 1,2 mil estudantes aprenderam sobre atitudes empreendedoras, trabalho, negócios e planejamento, no período de 8 a 10 de outubro.

Complementar à teoria os alunos realizam atividades práticas, correlatas aos temas propostos. Elas incluem eleger um empreendedor que consideram bem-sucedido para uma entrevista, depois compartilhada com os demais colegas na sala de aula.

Também produzem um anúncio de classificados para destacar as qualidades de seu perfil e desenham o modelo de negócio ou meta profissional que terão que executar no prazo de 2 anos. “Deixam esse desenho num lugar visível em casa, para se sentirem estimulados a alcançar o objetivo”, detalha a instrutora.

Nas instituições de Ensino Superior de Mato Grosso a disciplina empreendedorismo é trabalhada desde 2016. Até agora, 1,2 mil universitários foram atendidos. Durante um semestre da graduação os estudantes aprendem sobre comportamento empreendedor, modelagens e plano de negócios.

Em busca dos sonhos – Iniciativas empreendedoras têm uma grande parcela de contribuição feminina. Na cabeça da estudante Kailany Cruz, 15, matriculada no 1º ano do Ensino Médio, começa a ganhar forma a ideia de montar um estúdio fotográfico.

“Tenho interesse por fotografia, desde os 8 anos. Venho buscando informações sobre essa área, inclusive já fiz pesquisa de preços de equipamentos. Ainda não tenho uma câmera porque é cara”, justifica. No curso de empreendedorismo do Sebrae ela aprendeu como persistir nos objetivos e planejar as coisas para fazer acontecer. “Não é só ter um sonho. É preciso arquitetar e planejar para concretizar”.

Outro jovem com vocação empreendedora é Ian Lucca Queroizoré de Oliveira, 16. Matriculado no 1º ano do Ensino Médio, ele participou do curso Crescendo e Empreendendo e afirma ter sido gratificante aprender mais sobre um tema que já o atraía.

“Eu tinha alguma noção de empreendedorismo vendo vídeos na internet produzidos por palestrantes dessa área”, explica.

Ele considera que o empreendedorismo está mais próximo da realidade das pessoas e tem a ver com ser pró-ativo e planejar a própria vida. Como ideia empreendedora, ele visa o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Abrir a própria empresa é um sonho acalentado pelo estudante João Carlos Eloi há muito tempo. Ainda menino, aos 5 anos de idade, João foi cativado pela ideia ter sua própria empresa.

Onze anos depois, tornar realidade o anseio infantil é uma possibilidade mais factível. Aos 16 anos, o estudante terá apoio de um sócio para tirar o projeto do papel. “Quero montar uma barbearia.

Acho que cortar cabelo e fazer barba é uma arte”, define. Para concretizar o objetivo, ele e o futuro sócio investem em conhecimento. João teve aulas de empreendedorismo e o amigo termina um curso de barbearia.

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