Audiência pública vai discutir saúde pública de Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Audiência pública vai discutir saúde pública de Rondonópolis

Apesar de Rondonópolisser a segunda economia de Mato Grosso e ter uma população estimada em 215 mil habitantes, segundo censo do IBGE/2015, o município vem enfrentando nos últimos anos carências em diversos setores da saúde pública oferecidos ao cidadão.

Para debater esse assunto com os rondonopolitanos, o deputado José Carlos do Pátio (SD), propôs à Mesa Diretora a realização de uma audiência pública. Mas a data e o local para a discussão ainda não foram definidos.

Entre os assuntos a serem debatidos está o contrato com a Organização Social de Saúde São Camilo. Segundo o parlamentar, é preciso discutir a contratualização com essa OSS. Ele quer saber, também, da Secretaria de Estado de Saúde, porque está demorando a instalação do tomógrafo no Hospital Regional.

Outra pauta que será discutida com a população é a de exames de ressonância magnética. Segundo Pátio, as empresas não estão aceitando o valor do Sistema Único de Saúde (SUS), com isso, a população precisa se deslocar 210 km até Cuiabá para a realização desses procedimentos.

O parlamentar ainda está preocupado com a inserção de cirurgias de alta complexidade, principalmente as de ortopedia e de traumatologia. Para Pátio, essas cirurgias precisam ser implantadas no Hospital Regional de Rondonópolis.

Na audiência, as autoridades políticas e a sociedade também discutirão a Farmácia de Alto Custo. Segundo ele, o suprimento de medicamentos não está regular. A maioria dos pacientes que se utiliza esse produto o faz de forma contínua e a interrupção dos remédios pode causar danos irreversíveis à saúde.

Pátio questiona ainda a diferença no custo de convênio da Secretaria de Estado de Saúde com a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Benedito. O primeiro recebe o menor valor leito/dia. Enquanto o valor pago para a Santa Casa é R$ 561, o São Benedito recebe do SES o montante de R$ 2,011 mil.

Para a audiência pública serão convidados o governador Pedro Taques (PSDB); o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez; o prefeito Percival Muniz, vereadores, associações, sindicatos, representantes do Judiciário e do Ministério Público e, ainda, a população rondonopolitana.

+ Acessados

Veja Também