Audiência pública vai debater a importância dos bancos públicos para o Brasil

Redação PH

Redação PH

audiência pública vai debater a importância dos bancos públicos para o brasil

Audiência pública vai debater a importância dos bancos públicos para o Brasil

Já não é de hoje que se ouve falar da crise que envolve os bancos públicos brasileiros. Fantasmas como o fechamento de agências – que tem ocorrido em massa Brasil a fora – e o consequente desemprego que isso acarreta, ou ainda a privatização sugerida por diversos governos nos últimos anos, provocam um questionamento: qual a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento do Brasil? No olho do furacão estão o Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, BNDS e Banco de Brasília (BRB).
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro (SEEB), em Mato Grosso, “o atual governo (Michel Temer) está impondo uma série de medidas restritivas que precarizam o atendimento à população”. “Várias agências foram fechadas, principalmente do Banco do Brasil, que cumpre papel fundamental no financiamento da agricultura familiar, e da CAIXA que através do FGTS financia obras de infraestrutura nos municípios, além de fomentar a habitação e a construção civil. Essa discussão envolve toda a sociedade e precisa ser feita”, alerta Clodoaldo Barbosa.
A audiência foi requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT) e está marcada para a próxima quinta-feira (24), às 19h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “Não podemos nos calar diante deste atropelo administrativo. Sabemos que em muitas cidades não existem agências de bancos privados e são o BB e a Caixa que administram o fluxo financeiro. Através destes bancos, Estado e prefeituras realizam suas operações como pagamentos de salários para os servidores, abertura de linhas de crédito e recebimento de impostos e taxas públicas. Não podemos permitir o fechamento destes bancos”, disse o deputado.
“A mobilização social vai mostrar ao governo federal que país queremos. Audiências públicas são ferramentas fundamentais para fomentar a discussão e apontar saídas para o desenvolvimento. Por isso, conclamo toda população mato-grossense, em especial servidores destes bancos e representantes do poder público, em todas as esferas, para lotarem o auditório Milton Figueiredo, na Al, amanhã (23) neste importante debate. O resultado da discussão será encaminhado à presidência destes bancos e ao governo federal a fim de que medidas protetivas sejam tomadas e esta situação possa ser revertida em favor da sociedade”, concluiu o deputado Valdir Barranco.

+ Acessados

Veja Também