Audiência pública é proposta para debater problemas no Parque Estadual Ricardo Franco

Redação PH

Redação PH

temer já está na restinga da marambaia, onde passará o réveillon

Audiência pública é proposta para debater problemas no Parque Estadual Ricardo Franco

Em virtude da decisão de Tribunal de Justiça de Mato Grosso de bloquear os bens de cerca de 50 proprietários rurais da região oeste do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf (PSDB), sugeriu ao deputado Wancley Carvalho (PV) que solicite uma audiência pública na região. O debate, de acordo com o presidente da Casa, deverá mitigar possíveis conflitos entre produtores e entidades da área ambiental e ajudar na construção de uma solução para a região.

A declaração de Maluf foi feita após o deputado Wancley Carvalho, que representa a região oeste de Mato Grosso, denunciar que 51 famílias de produtores tiveram seus bens bloqueados por suposta degradação ambiental no Parque Estadual Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade. De acordo com o parlamentar, produtores o procuraram para que, junto com o Poder Executivo, possam tentar intermediar as discussões com o Ministério Público do Estado. O órgão denunciou à Justiça o desmatamento ilegal e utilização de produtos tóxicos e nocivos na região.

Segundo Carvalho, parte dos produtores foi recebida pelo secretário Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, na tarde desta quarta-feira (07). Na ocasião, os trabalhadores relataram que antes de a área ser decretada Parque Estadual, os proprietários já estavam lá. “O Parque foi criado em cima das propriedades, em 1.997, e estes proprietários até hoje não foram indenizados e estão sendo multados por algo que não fizeram” declarou o Carvalho.

Outra pauta da sessão foi um pedido de explicações, feito pelo deputado José Domingos Fraga (PSD), sobre os critérios adotados para a concessão de bolsas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). De acordo com Zé Domingos Fraga, ele tem recebido denúncias de que os benefícios estariam sendo concedidos a pessoas com alto poder aquisitivo.

“Estamos recebendo, corriqueiramente, denúncia de que pessoas com posses, filhos de fazendeiros com boas condições financeiras, estariam recebendo bolsa para auxílio moradia e alimentação. Este recurso deveria estar financiando alunos de baixa renda. Até porque, pela concepção, a bolsa deve oportunizar que os estudantes carentes tenham acesso ao ensino superior”, defendeu.

Também utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira, o deputado estadual Jajah Neves (PSDB), que solicitou uma moção de aplausos para 12 policiais militares que ajudaram a socorrer vítimas de um incêndio na capital. “Estes policiais foram verdadeiros heróis no resgate no edifício Firenze, em Cuiabá. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, eles entraram no prédio e retiraram essas pessoas”, explanou.

+ Acessados

Veja Também