Atletas de Itiquira, secretários municipais e professor recebem homenagem da ALMT

Deputado Nininho articula reunião para o Cridac de Rondonópolis na SES
Fablicio Rodrigues/ALMT

Na sessão desta terça-feira (18), o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD) – Nininho, apresentou homenagens aos esportistas de Itiquira (MT) pelos resultados alcançados no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo, em São Paulo (SP).

Além dos atletas, receberam a homenagem os secretários municipais de Esportes Adalberto Pereira de Anicésio  e Assistência Social Suzana Francisca da Silva, o educador físico e atleta parajiujitsu, Nelson Cabral da Silva Junior – o Juninho, respectivamente.  Já o professor Mario Henrique Almeida Torquete, natural de Varginha –MG, foi homenageado com título de Cidadão Mato-grossense.

Das competições realizadas no último fim de semana em SP, os medalhistas foram: João Vitor de Oliveira Campos, na categoria Juvenil Meio-Pesado, consagrou-se bicampeão brasileiro na faixa branca. Além de ser bi-campeão estadual; já Eduarda Rodrigues de Freitas foi vice-campeã brasileira 2019 na categoria Infanto-Juvenil B, na faixa verde.

Este ano ela foi campeã estadual, além de ser campeã brasileira em 2018, do Latino-Americano de 2018 e Pan-Americano de 2017; e, Francisco Vinicius Leôncio Barroso, por sua vez, consagrou-se campeão estadual e brasileiro na categoria Juvenil Galo, na faixa branca.

De acordo com o deputado Nininho, os atletas fazem parte de um importante projeto social que inclusive já foi apresentado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“O projeto Arte Suave tem apenas dois anos e já conquistou várias premiações. Quero parabenizar o professor e técnico Mário Torquete, faixa preta, que juntamente com a secretária de Assistência Social Suzana e o  secretário de Esporte Adalberto fazem um trabalho muito bonito. Das aulas de jiu-jitsu participam mais de 160 atletas de baixa renda, com treinamentos duas vezes por semana, a equipe já conquistou mais de 300 medalhas, sete troféus por equipe, e atualmente é campeã no estadual por equipes, na etapa de Cuiabá”, justificou Nininho.

O professor destacou o apoio da Prefeitura de Itiquira, que tem dado todo o apoio, inclusive com os materiais para manter os treinos. “O suporte que a prefeitura dá,por meio das secretarias, é o diferencial do resultado que esses atletas têm trazido para o município e para o estado. Estou muito feliz pela homenagem que o deputado fez, agora sou mato-grossense”, comemorou o professor.

Juninho disse que ficou emocionado com a lembrança do deputado, que ainda, na tribuna, do plenário contou a história do atleta.

“O Nininho, como eu prefiro chamar porque o considero um amigo, me conhece desde que nasci. Sabe da minha luta e da minha história. Fiquei muito orgulhoso, ele é um homem que valoriza o esporte e a educação, está sempre nos apoiando e incentivando, só quem conhece o Nininho, sabe do tamanho do coração que ele tem, muito obrigado meu amigo”, agradeceu o atleta.