A Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis está sendo credenciada pelo Governo do Estado para a realização de cirurgias ortopédicas. A decisão foi comunicada à diretoria da instituição pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), responsável pela articulação do credenciamento junto ao titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo. A medida tem o objetivo de acabar com a fila dos procedimentos que estão para ser realizados.
Durante a reunião, nesta quarta-feira (15), com a superintendente executiva do hospital filantrópico, Bianca Talita Franco, membros da diretoria e o vice-prefeito Aylon Arruda, Nininho disse que essa certificação é uma vitória importante para a população de Rondonópolis e municípios da região.
Até agora, as intervenções ortopédicas eram realizadas apenas no Hospital Regional de Rondonópolis, que enfrenta dificuldades para atender o aumento da demanda. “A Santa Casa vai desafogar o Hospital Regional. Quero agradecer ao secretário Gilberto Figueiredo e ao governador Mauro Mendes pela sensibilidade de compreender essa necessidade e pelo interesse em ajudar aquelas pessoas que precisam ter acesso ágil a serviços de saúde de média e alta complexidade”, enaltece Nininho.
A realização de cirurgias ortopédicas na Santa Casa tem a contribuição do Consórcio Intermunicipal de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress). “Essa parceria é fundamental. A Santa Casa de Rondonópolis é um hospital filantrópico de alto nível e de referência em Mato Grosso. Hoje, temos na fila cerca de 80 pacientes que precisam realizar, com urgência, procedimentos ortopédicos”, relata o deputado.
Aylon Arruda diz que Nininho é um deputado atuante e que trabalha para atender as grandes demandas da população de Rondonópolis e região. “Juntos, conseguimos dar uma solução à demanda reprimida de cirurgias ortopédicas. Nininho tem influência e atua nas esferas estadual e federal para trazer a solução para o nosso povo e, cada dia mais, fortalecer a qualidade do atendimento dos serviços públicos de saúde. Assim, estamos melhorando a qualidade de vida da população”, ressalta o vice-prefeito.
CONQUISTAS
A certificação das cirurgias ortopédicas soma-se às várias intervenções de Nininho que fortalecem a Santa Casa de Rondonópolis. O deputado é autor do projeto de lei 12.030/23, que autoriza o Governo do Estado a fazer a transferência direta de recursos aos hospitais filantrópicos. “É uma medida que acaba com a intermediação das prefeituras. Com menos burocracia no repasse, a lei garante mais qualidade no atendimento de saúde. As cirurgias eletivas já são realizadas com maior agilidade.”, aponta o parlamentar.
Outra conquista de Nininho junto ao Governo do Estado é a transferência de R$ 1,8 milhão à Santa Casa para a implantação de 20 leitos de UTI pediátrica. A pedido do deputado, a SES também ficou responsável em cobrir os custos com manutenção da UTI enquanto a Santa Casa aguardava a conclusão do credenciamento da nova unidade ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nininho articulou, ainda, os recursos necessários para a compra de mobiliário para a UTI pediátrica. “Atendendo os vereadores, o vice-prefeito Aylon Arruda e a diretoria do hospital, destinei uma emenda de R$ 700 mil para equipar toda aquela ala. Hoje, esse investimento garante o melhor atendimento possível para as crianças. É o mínimo que podíamos fazer”, comenta o deputado.
ESTRUTURA
A Santa Casa de Rondonópolis possui a maior estrutura e o melhor corpo clínico da região sul do Mato Grosso. “A nossa unidade tem nove centros cirúrgicos, sendo sete no setor de cirurgias e dois, de maternidade. E estamos adquirindo mais dois centros para o Hospital Dia, que são das emendas parlamentares da nossa bancada na Assembleia Legislativa”, informa Bianca Talita Franco.
Nininho menciona que o hospital filantrópico é referência para 19 municípios da região para procedimentos de urgência e emergência. “Por isso, ao contribuir com a Santa Casa, cumpro a minha obrigação. Estou retribuindo o compromisso feito à população, que confia no meu trabalho e me elegeu deputado estadual. Fazer a política do bem é cuidar do interesse da sociedade”, diz o deputado ao justificar a sua dedicação para fortalecer os serviços e a estrutura da Santa Casa de Rondonópolis.