Associação Kobra completa 30 anos de história em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

associação kobra completa 30 anos de história em rondonópolis

Associação Kobra completa 30 anos de história em Rondonópolis

A Associação Koblenz Brasil (Kobra) comemora, nesta terça-feira (31), 30 anos de história em Rondonópolis. A instituição foi constituída em 1989, para trabalhar em conjunto com a Associação dos Amigos do Brasil em Ingelheim, Alemanha, idealizada pela escola Sebastian-Muenster-Gymnasium, ambas fundadas pelo Dr. Hans-Josef Muertz, para proporcionar ajuda às pessoas carentes da região de Vila Operária, em especial às crianças e adolescentes.
Em 1997, o Dr. Muertz e sua esposa Doris Muertz, dispõem de seus bens e oficializam a Fundação Kobra. Em 2001 foi inaugurado o Centro Juvenil KoBra I em parceria com a Obra Kolping de Mato Grosso. Em 2004 inaugurou-se o Centro Juvenil KoBra II na Vila Mineira em parceria com a Diocese de Rondonópolis. E em 2008, ex-afilhados se reuniram e fundaram a Associação Kobra garantindo assim, a continuidade dos trabalhos no Brasil.
Atualmente a Associação Kobra, desenvolve três projetos principais, sendo eles o programa de bolsa de estudos, o projeto de padrinhos da Alemanha e o projeto dos centros juvenis, atuando na busca da promoção humana, objetivando a verdadeira cidadania.
Através dos dois centros juvenis, localizados na Vila Operária e na Vila Mineira, a associação oferece oficinas de música com teoria e prática, futebol, apoio escolar, cursos de formação, curso de informática, aulas de alemão, oficinas de artes, teatro e capoeira. Além disso, há também o projeto da Unidade Móvel, que faz parte do calendário de comemorações dos 30 anos da entidade.
A instituição desenvolve todas essas ações graças ao apoio de benfeitores alemães e também por meio de parcerias locais firmadas com empresas, convênio com poder público e outras instituições que desenvolvem ações voltadas aos menos favorecidos.
A assistente social Vani Moraes destaca a importância dessas atividades na vida dos atendidos. “Acreditar e investir em projetos direcionados a comunidades carentes é de fundamental importância, pois ações desse porte valorizam a pessoa humana em risco social, fazendo com que a mesma desperte e demonstre artisticamente o seu potencial e criatividade. Este projeto que hoje completa 30 anos foi pensando para atuar de maneira presente na formação e na dignidade humana de crianças e adolescentes, ocupando o tempo livre dos atendidos, retirando-os das ruas e ajudando na conquista da cidadania e na formação intelectual dos mesmos”, afirmou.
Os resultados alcançados demonstram que este trabalho tem dado certo. Ao longo desses 30 anos, muita coisa boa aconteceu. Crianças e adolescentes que passaram pela associação Kobra, hoje colaboram para que este projeto também seja um divisor de águas na vida de outros assistidos.
Este é o caso de Adrieli Pereira da Silva, ex-aluna e atualmente professora de informática da instituição. “É muito gratificante estar na Associação e poder fazer a diferença na vida das crianças. Um dia eu estive no lugar delas, aprendendo e hoje eu ensino o que sei a elas. Saber que o que faço aqui tem o poder de transformar vidas me deixa muito feliz e é o que me move”, explicou.
Para comemorar os 30 anos de história, a associação realizará nesta terça, a partir das 15h, no Centro Juvenil Kobra I, na Vila Operária,um evento que contará com uma breve apresentação de todas as atividades realizadas pela instituição com depoimento de alunos, funcionários e voluntários que colaboram ativamente para que cada ação proposta seja bem desenvolvida e atenda as necessidades do público atendido.

+ Acessados

Veja Também