Associação de Celíacos comemora nova lei que beneficia pessoas com restrição alimentar

Redação PH

Redação PH

associação de celíacos comemora nova lei que beneficia pessoas com restrição alimentar

Associação de Celíacos comemora nova lei que beneficia pessoas com restrição alimentar

A presidente da Associação dos Celíacos de Mato Grosso, Silvia Cavalcante Jecev, compareceu à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (25) para agradecer ao deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) pela autoria daLei nº 10.611, sancionada na semana passada, que obriga as escolas da rede estadual de ensino a fornecerem merenda escolar adaptada para alunos que possuem algum tipo de restrição alimentar.
Silvia é mãe de Emanuel, de cinco anos, e há três descobriu que o filho possui doença celíaca – intolerância permanente ao glúten – e alergia a múltiplos alimentos. Sua condição restringe o consumo de nove ingredientes: glúten, leite, soja, milho, ovo, oleaginosas, baunilha, canela e gergelim.
Segundo Silvia, a demora para a descoberta dessas restrições e, consequentemente, o consumo de alimentos inadequados, afetaram o funcionamento dos rins de Emanuel e hoje ele conta com apenas 14% do rim direito e 76% do rim esquerdo.
“A alergia e a intolerância alimentar são problemas sérios e necessitam de atenção especial. Eu sempre mandei os lanches do Emanuel para a escola, mas muitas pessoas não têm condições de arcar com esses custos e necessitam do suporte do poder público. Nesse sentido, a proposta apresentada pelo deputado é muito importante, por isso fiz questão de vir até aqui para agradecê-lo”, declarou.
A corretora de imóveis, que hoje se dedica exclusivamente aos cuidados com o filho e a casa, diz que a falta de informação dificulta os cuidados necessários para o controle da doença. “Poucas escolas tomam os devidos cuidados, mesmo após apresentação de laudo médico atestando o diagnóstico. Em muitos casos, por falta de conhecimento, tratam a doença como se fosse frescura”, afirma.
Além do impedimento de ingerir alimentos com glúten, segundo ela, os portadores de doença celíaca não podem ter nenhum tipo de contato com a substância, fato desconhecido pela maioria das pessoas.
“Alguns produtos possuem glúten em sua composição e nós nem sabemos, como a massa de modelar. Um dia o Emanuel brincou com massa de modelar na escola e ficou quatro dias de cama”, relatou.
Com o objetivo de evitar a ocorrência de situações como essas, Silvia também pediu o apoio de Maluf para a apresentação de dois projetos de lei que visam melhorar a vida dos celíacos. O deputado disse que sua assessoria jurídica irá avaliar a possibilidade de apresentar as propostas e, caso sejam viáveis, trabalhará para aprová-las.
“Fico muito contente em saber que eu colaborei com a luta dos celíacos e que a lei de minha autoria irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas. Como médico, entendo a importância do tema e continuarei apoiando a causa”, afirmou o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também