Assistentes sociais vão promover ato nacional contra a regressão de direitos

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Assistentes sociais vão promover ato nacional contra a regressão de direitos

No próximo dia 30 de novembro acontece em todo país a mobilização nacional de assistentes sociais contra a regressão de direitos intitulada ‘Nada a Temer!’. Em Mato Grosso as ações serão concentradas em Cuiabá e tem o objetivo de mobilizar a categoria contra ao desmonte do Estado e das políticas públicas. A proposta de um dia de mobilização foi aprovada no 45º Encontro Nacional, maior espaço deliberativo da categoria, realizado em Cuiabá (MT) entre os dias 13 e 16 de outubro.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Maurílio Matos, a atual conjuntura tem acelerado o desmonte do Estado brasileiro, expresso nas medidas adotadas pelo governo de Michel Temer, que atacam e destroem direitos da classe trabalhadora. O desmonte do INSS, a descaracterização da política de assistência social com a retomada do primeiro-damismo e do trabalho voluntário na esfera federal, além da PEC 241 e seus efeitos deletérios, são alguns exemplos. “O CFESS juntamente com os conselhos regionais não estão calados frente a tais medidas e tem se manifestado em notas públicas, assim como tem participado das manifestações nas ruas, juntando-se aos movimentos sociais e organizações da classe trabalhadora em luta”, explica.

A intenção é dialogar com a categoria e refletir coletivamente sobre a atual conjuntura, dando destaque a ações e projetos do governo que visam à redução dos direitos da classe trabalhadora, avaliando também os impactos no trabalho profissional. Afinal, as recentes medidas atingem diretamente não só a população usuária, mas também os serviços públicos, nos quais assistentes sociais possuem grande inserção. “A gente quer, portanto, mobilizar e dialogar com a categoria sobre a contra reforma promovida pelo governo ilegítimo de Temer e construir estratégias coletivas de resistência para o trabalho do serviço social e para a defesa de direitos da população”, completa.

Em Cuiabá as atividades vão acontecer no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano às 8h30. A programação contará com as palestras da professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Morena Marques e da professora do Curso de Serviço Social da UFMT, Lelica Elis Pereira de Lacerda.

Para a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESSMT), Vera Lúcia Honório dos Anjos, esse é momento é muito importante e significativo para os trabalhadores e as classes sociais. “Um serviço social faz a defesa da concepção rigorosa da Seguridade Social e com essa ameaça de retração de direito prevista pela PEC 55 e a 241 nosso dever é fazer uma analise e pensar de que maneira vamos nos preparar e nos estruturar para enfrentar essa atual situação”, ressalta a presidente.

Vera Lúcia, ressalta ainda que a importância da participação ativa do Serviço Social na participação dos atos democráticos do País. “Ao longo dos 25 anos da constituição tivemos um avanço no processo de redemocratização da sociedade brasileira, portanto existe um reconhecimento da legalidade dos direitos sociais, mas essa legalidade não garante por si só não garante a efetivação dos direitos e há realmente a necessidade de uma mobilização para todos compreendam a importância dos direitos da classe trabalhadora”, finaliza.

Outras informações pelo telefone (65) 3624-2095.

+ Acessados

Veja Também