Assistência Social faz parceria e disponibiliza abrigo para as pessoas em situação de rua em Rondonópolis

Assessoria

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis firmou uma parceria com a Igreja Cinco Pães e Dois Peixinhos para encaminhar pessoas em situação de rua para um abrigo localizado em uma chácara pertencente à igreja. A intenção é evitar a transmissão do Covid-19 (coronavírus) entre aqueles que vivem nas ruas, já que estão especialmente vulneráveis. Outras parcerias como com a Diocese de Rondonópolis visa reduzir os danos entre essa população durante a crise do coronavírus.

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, explica que as equipes do Centro Pop realizam diariamente abordagem de cerca de 40 pessoas em situação de rua. São repassadas informações sobre a atual situação do Brasil com a disseminação do coronavírus e quanto a necessidade de medidas de higiene e métodos de prevenção.

Durante a abordagem, eles são orientados a se recolherem ao abrigo, onde podem permanecer por tempo indeterminado, além de se dirigirem ao Centro Pop para tomarem banho e se alimentarem. Muitos, no entanto, conforme informações das equipes de abordagem optam por continuarem na rua.

Iriana ressalta que, de acordo com dados do Centro Pop, cerca de 130 pessoas estão em situação de rua em Rondonópolis. Uma parcela grande desses moradores de rua são residentes na cidade. Eles têm casa em Rondonópolis, mas por vários fatores, entre eles a dependência química, preferem permanecer nas ruas, concentrado-se principalmente, em algumas praças da cidade.

A maior parte das pessoas em situação de rua em Rondonópolis busca alimentação diária no Bom Samaritano. Atualmente, são servidas no local, aproximadamente 130 refeições por dia.

A pasta destaca que as abordagens terão continuidade neste período de crise, visando resguardar a vida das pessoas que estão em situação de rua na cidade.