Assentados de Japuranã são contemplados com patrulha mecanizada e resfriadores de leite

Redação PH

Redação PH

com mais de 60% dos válidos emanuel pinheiro é eleito prefeito de cuiabá

Assentados de Japuranã são contemplados com patrulha mecanizada e resfriadores de leite

O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (20), representantes do assentamento Japuranã, localizado em Nova Bandeirantes. O grupo veio à capital para agradecer ao parlamentar e também ao deputado federal Carlos Bezerra pela intervenção, junto ao governo federal, que possibilitou a aquisição de uma patrulha mecanizada e quatro resfriadores de leite, matéria-prima considerada o carro-chefe da economia do município. Tanto o maquinário quanto os resfriadores atenderão as demandas das oito associações existentes no assentamento.

O presidente da associação Costa Pinheiro, Sebastião de Abreu, conta que os assentados não esperavam pelo maquinário e que, por muitos anos, alguns deles quase décadas, ouviram apenas promessas. “Sinceramente, nem eu acreditei que esse maquinário chegaria, porque lá (Japuranã), até então, só existiam promessas. Por isso, fiz questão de vir até aqui (Capital) para, pessoalmente, agradecer o deputado federal Carlos Bezerra pela grande ajuda e, também ao deputado Silvano, que não mediu esforços para cobrar uma resposta para os nossos assentados”, disse Abreu.

Já o presidente da Associação Morada do Sol, Pedro de Camargo, destacou que o sonho de conseguir a patrulha e os resfriadores agora faz parte do passado. Ele também agradeceu aos parlamentares que reforçaram o apoio ao município. “Sou imensamente grato ao apoio de vocês. Esse carinho com o nosso assentamento não tem preço. A vida em Japuranã aos poucos vai melhorando. Antes do maquinário e dos resfriadores, produzíamos na raça, apenas com a força dos braços, agora já temos uma estrutura”, observou.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Bandeirantes, Francisco Marino Domingues, também agradeceu aos parlamentares, destacando que “nunca se fez tanto por Japuranã como vem acontecendo nesses últimos dois anos, desde que pedimos o apoio do deputado Bezerra e do deputado Silvano. Pessoas simples, que realmente se preocupam com gente. Parceria que deu certo”,disse.

Durante a reunião, Bezerra informou aos presidentes de associações que Japuranã ainda irá receber mais três patrulhas mecanizadas. Sendo mais uma nesse ano e outras duas em 2017. Outra notícia que deixou os assentados entusiasmados trata da regularização fundiária que ocorrerá no ano que vem, ou seja, as famílias assentadas receberão os títulos definitivos de terra, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e terão acesso a linhas de créditos e, acima de tudo, a segurança de saber que possuem um pedaço de chão para produzir o seu próprio sustento.

“Isso, sim, é uma vitória espetacular. São quase vinte anos aguardando. A maioria não tinha mais esperança que isso um dia fosse acontecer. Mas, pelo contrário, isso mostra que essas pessoas não estão abandonadas. Cuidar dos assentados é o nosso maior compromisso e ajudamos com o maior prazer do mundo. Nosso país precisa avançar, os assentamentos precisam produzir e, com infrastrutura necessária chegaremos lá”, assegurou Carlos Bezerra.

O deputado Silvano, que também acompanha o processo de Japuranã há algum tempo, ressaltou que o assentamento conta com o seu apoio e que assim como Japuranã, outras terras serão regularizadas. “Esse é o caminho. O grande diferencial do nosso partido, o PMDB, é pegar o problema e resolver. Não temos o perfil de enganar ninguém, muito menos “levar no papo” tanta gente que precisa de uma oportunidade para poder caminhar com as próprias pernas. Lutamos pela qualidade de vida e pela dignidade das pessoas. Esse é o nosso compromisso”, ressaltou Silvano.

Convém destacar que cerca de 200 patrulhas mecanizadas foram entregues a Mato Grosso nos últimos dois anos, por meio do deputado federal Carlos Bezerra, que defende amplamente a agricultura familiar e a reforma agrária. “Estou há mais de 40 anos na vida pública e ajudo porque gosto de cuidar de gente. Por isso, não desisto nunca. O assentado precisa de ferramentas para trabalhar”, disse Bezerra.

Convém lembrar que ainda este ano ocorrerá a regularização fundiária da Gleba Rio Vermelho, em Rondonópolis, em assentamentos da cidade de Confresa e Nova Fronteira, em Tabaporã.

+ Acessados

Veja Também