Assembleia promove palestra sobre direitos das mulheres em escola em Várzea Grande

Palestra aborda formas de tratar e prevenir a violência contra a mulher

Assembleia promove palestra sobre direitos das mulheres em escola em Várzea Grande

O mês da mulher também é período de conscientização. De conhecer a história de luta das mulheres por conquistas de direitos e as leis em vigor para garantir a elas mais segurança e igualdade social.

A Sala da Mulher, com esse foco, está promovendo uma palestra na Escola Municipal Abdala José de Almeida para pré-adolescentes e interessados em geral, na próxima quinta-feira (07), em dois horários – às 8h e às 9h30 (aberto ao público).

A palestra “Educação em Direitos Humanos – o Olhar dos Estudantes acerca dos Direitos da Mulher na Vida Social” será ministrada pelo educador em Direitos Humanos do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso, Waldir Rosendo.

Segundo o professor, o conteúdo está adequado às crianças do 5º e 6º ano matutino (com idades entre 11 e 14 anos). “Será bem dinâmico, no fim de cada bloco, faço referência a músicas do Jota Quest [banda de rock nacional]”, conta Waldir.

“O foco da palestra é a visão do estudante sobre a mulher na vida social, todo o contexto de direitos, sobre violência contra a mulher e sobre o feminicídio, nomenclatura nova”, explica Waldir Rosendo.

Feminicídio, segundo o Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940, alterado pela lei federal nº 13.104/2015) é o homicídio “contra a mulher por razões da condição de sexo feminino” (artigo 121), conhecido anteriormente no senso comum como “crime passional”, considera violência doméstica provocada por companheiros, ex-companheiros, familiares ou outros que imaginam algum grau de posse sobre o corpo da vítima.

Além de explicações sobre os vários tipos de violência contra a mulher (psicológica, emocional, patrimonial, física, etc), o palestrante fará um panorama de direitos femininos, instituídos na legislação para garantir igualdade entre os gêneros.

“Nosso objetivo, nosso papel é disseminar ao máximo iniciativas como essa, para que as pessoas – homens e mulheres, meninos e meninas – se conscientizem para promover uma sociedade mais igualitária, mais justa. Convidamos a todos para esta palestra, dentro da escola pública, mas voltada a todos os interessados”, convida a diretora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, e complementa: “Outras palestras e iniciativas como essa serão promovidas neste 2019. Nosso foco é sensibilizar o maior número de mato-grossenses sobre a causa. Oito de março é o nosso marco, mas a conquista de um Mato Grosso melhor é diária”, ressalta.

A escola Abdala José de Almeida fica na Rua 34, no bairro São Matheus em Várzea Grande, próxima à Rodovia dos Imigrantes. Mais informações, pelo telefone da Sala da Mulher: (65) 3313-6994.

SERVIÇO

Palestra “Educação em Direitos Humanos – o Olhar dos Estudantes acerca dos Direitos da Mulher na Vida Social”

Data: 07/03, às 8h e às 9h30

Local: Escola Municipal Abdala José de Almeida (rua 34, no bairro São Matheus em Várzea Grande, próxima à Rodovia dos Imigrantes)

Participação aberta ao público

Promoção: Sala da Mulher e Centro de Referência em Direitos Humanos

Palestrante: educador em Direitos Humanos Waldir Rosendo

Informações: (65) 3313-6994

+ Acessados

Veja Também