Assembleia Legislativa publica três frentes parlamentares em diário oficial

Redação PH

Redação PH

mazette acompanha recuperação de estradas de acesso ao maria flávia

Assembleia Legislativa publica três frentes parlamentares em diário oficial

A Assembleia Legislativa contará com a atuação de três frentes parlamentares na Casa para debater assuntos como medicina alternativa, cooperativismo e o Vale do Rio Cuiabá. Os atos referentes à constituição e instalação dos grupos foram publicados no diário oficial desta sexta-feira (3), já com a nomeação dos deputados que irão compor as frentes.

O deputado Wancley Carvalho (PV) será coordenador-geral de duas frentes. A primeira delas é a do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso, com o objetivo defender, fomentar e formar parcerias no setor. A Frencoop, como será chamada a frente, seguirá os mesmo moldes da já existente no Congresso. O grupo contará com o apoio do deputado federal do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes. Os membros atuantes são Zeca Viana (PDT), coronel Pery Taborelli (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Saturnino Masson.

O coordenador Wancley Carvalho acredita que a Frencoop deverá contar com a adesão de mais parlamentares ao longo do ano. Amanhã (4.7) celebra-se o Dia Mundial do Cooperativismo e a expectativa é de que a frente comece a trabalhar na próxima semana.

Outra frente que será coordenada por Wancley é em “Defesa das Práticas Integrativas da Saúde”, chamada de Frente Holística. Ela irá debater a integração da medicina alternativa com a convencional na rede pública de saúde. Atualmente, são mais de 50 práticas existentes e que demonstram resultados. Apesar de haver certo preconceito às terapias propostas, cada vez mais gente se interessa pela prática e até mesmo hospitais conceituados têm inserido a medicina alternativa nos tratamentos oferecidos, como é o caso do Sírio-Libanês, em São Paulo.

Também sob a coordenação de Wancley, são membros da Frente Parlamentar Holística, os deputados Emanuel Pinheiro (PR), coronel Pery Taborelli, Saturnino e o primeiro-secretário da Casa, Ondanir Borolini (PR). A data de instalação do grupo ainda não foi definida. O objetivo dos parlamentares é conhecer melhor e buscar formas de inseri-las no Sistema Único de Saúde (SUS).

A terceira frente parlamentar é a de “Desenvolvimento Econômico e Social-Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá". Ela será coordenada pelo deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) e atuará na defesa dos interesses das populações localizadas nestas cidades, oferecendo propostas, defendendo projetos e estabelecendo metas para a inclusão social e econômica.

Um das ações da frente será a elaboração de estudos sobre os problemas que afetam o desenvolvimento da região, devendo estabelecer propostas nas esferas orçamentárias para que planos e projetos sejam direcionados a atender às necessidades da população.

Além de Botelho, compõem a frente os deputados Emanuel Pinheiro, Wilson Santos, coronel Pery Taborelli e o presidente da Casa, Guilherme Maluf.

+ Acessados

Veja Também