Assembleia Legislativa lança Operação de combate ao Aedes aegypti

taques cancela agenda em rondonópolis

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso lança amanhã (29), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, às 7h30, a Operação de combate ao Aedes aegypti com a palestra do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior.

Além do general, estarão presentes o secretário Executivo Substituto do Ministério da Saúde, Arionaldo Bomfim Rosendo e a coordenadora geral de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Cristianne Antunes, responsável pela Sala Nacional de Coordenação e Controle.

As autoridades nacionais farão um balanço das ações de combate ao mosquito e informarão as estratégias adotadas na luta contra o mosquito. Os secretários de Saúde do Estado, Eduardo Bermudez; de Cuiabá, Ary Soares de Souza Júnior e de Várzea Grande, Marcello Vieira, também falarão sobre o tema.

O presidente da AL, Guilherme Maluf, entendendo a necessidade de uma ação conjunta mais eficaz autorizou a compra e distribuição do aplicativo “Xô Aedes”, que será lançado no final do evento. O aplicativo possibilita ao cidadão fiscalizar e acompanhar o combate ao mosquito. “Esse é um convite para ação, para que todos participem e possam construir a mudança necessária para um estado melhor” afirma o presidente.

A iniciativa da AL permite uma articulação entre todos os entes federados; União, Estado e municípios e conta com o apoio da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM) no envolvimento do prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o Estado.

No evento também são esperados o governador José Pedro Taques, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, e os prefeitos, além da Defesa Civil estadual e os agentes da vigilância epidemiológica.

Aplicativo Xô Aedes -Atualmente, o aplicativo pode ser baixado no sistema Andróide, na loja do Google, gratuitamente. Em breve estará disponível também pelo sistema IOS. Com o aplicativo, as pessoas poderão indicar os locais de sujeira e entulhos na cidade, por meio de fotos e mensagens, com informações de locais e dos possíveis focos dos mosquitos.

Se o GPS estiver acionado no telefone, o registro fica marcado no mapa para que os gestores visualizem e deem prosseguimento ao atendimento.

Depois de cadastrada, a pessoa faz a foto e por meio do aplicativo insere o tipo de ocorrência e as informações que julgar necessárias. Ao salvar, a informação fica disponível para o gestor, para a secretaria municipal de Saúde da sua cidade e para a Sala de Comando e Controle da Defesa Civil do Estado.

“Essa parceria com a AL vai proporcionar uma soma de esforços no combate ao mosquito, que se proliferou mais de 120% em relação ao ano passado”, disse o coronel e atual superintendente da Defesa Civil estadual, José da Cunha.

nformações do chefe da Defesa Civil dão conta que o Governo Federal promove campanhas de mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da chikungunya e da zika.

“A ferramenta vai possibilitar a compilação de dados eletronicamente para produzirmos relatórios na hora”, afirmou o coronel Cunha. O coronel lembra que em ação recente, na grande CPA, 100% das residências foram vistoriadas, mas tudo foi anotado em pranchetas. Os Bombeiros ficaram mais de três dias para sistematizar e digitalizar os dados. Com o aplicativo, haverá mais rapidez nos atendimentos e na consolidação dos relatórios.

O presidente Guilherme Maluf informou que o aplicativo já existia e estava disponível, mas o sistema de gestão e a cooperação foi negociada pela Assembleia e AMM, com importante apoio do governo do Estado.

Programação

7h30 – Abertura das inscrições

8h10 – Palavra de abertura – Presidente Deputado Guilherme Maluf, Presidente da AMM Neurilan Fraga e Governador do Estado de MT Pedro Taques

9h00 – Panorama brasileiro sobre o combate ao mosquito –

– Ministério da Integração Nacional, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil General Adriano Pereira Junior;

– Ministério da Saúde, Secretário Executivo Substituto;

– Ministério da Integração Nacional, Sala Nacional de Coordenação e Controle, Cristianne Antunes

10h00 – Espaço para debate

10h20 – Coffee break

10h50 – Mesa redonda:

– O combate ao mosquito no estado de MT – Secretário Estadual de Saúde

– A realidade cuiabana – Secretário de Saúde de Cuiabá

– O desafio várzea-grandense – Secretário de Saúde de VG

11h30 – Convite à ação – apresentação do aplicativo e Termo de parceria

12h00 – Assinatura do Memorando de entendimento