Assembleia instala fraldários nos banheiros

Redação PH

Redação PH

| s.j. povo | vereador tenta destravar obras da rodovia do leite

Assembleia instala fraldários nos banheiros

Como parte das obras de adequações para tornar a Assembleia Legislativa mais acessível e receptiva para a sociedade, foram instalados fraldários nos banheiros femininos e masculino da Casa. A iniciativa atende a uma sugestão protocolada na Ouvidoria por uma visitante e visa oferecer mais conforto e praticidade para as famílias que frequentam o Parlamento.
A Assembleia recebe muitos visitantes, principalmente no Espaço Cidadania, onde são oferecidos diversos serviços para os cidadãos, como emissão de documentos e atendimento jurídico, e precisa estar adaptado para atender as necessidades das famílias que vêm acompanhadas de bebês.
"A iniciativa garante mais comodidade e facilita a vida daqueles que se encontram diante da necessidade de trocar a fralda dos filhos, e precisam de um local adequado. Ao todo, foram instalados 12 trocadores, tanto nos banheiros femininos, quanto nos masculinos, que estão localizados nas áreas de maior circulação de visitantes. Os acessórios estão identificados com adesivos e são de fácil manuseio”, explica o secretáriode Administração, Patrimônio e Informática, Francisco Xavier.
Para a dona de casa, Ester Carmem da Silva Santos, que aguardava atendimento no Espaço Cidadania, acompanhada da filha Maísi, de dois anos, a iniciativa é muito boa. Ela disse que sai muito com a filha e já passou várias dificuldades para fazer a troca de fraldas. Ester destaca a satisfação que é quando encontra lugares preparados para receber as famílias.
"Com os trocadores fica muito mais fácil. É muito ruim ter que improvisar um lugar ou usar o colo onde fica tudo desajeitado e é incômodo para o bebê”, declarou.
Autora da sugestão,a servidora da Secretaria Estadual de Planejamento,Claudenil Costa, comemora a iniciativa, e afirma que “pode parecer até uma coisa pequena, mas essa mudança representa uma atitude de respeito e consideração, ao garantir de forma indiferenciada para mulheres e homens, a estrutura adequada para atender as necessidades dos filhos de forma cômoda e segura”.
Claudenil conta que a ideia surgiu quando precisou usar o banheiro próximo à recepção da AL e encontrou uma mãe trocando seu bebê, sentada no vaso sanitário. Ela sentiu-se incomodada com a situação, que além de desconfortável é nada higiênica e insegura. “Fico feliz em saber que a Assembleia se preocupa em melhorar o atendimento e o acesso para todos”, elogiou.
Francisco Xavier ressalta que esta é uma mudança importante e que a Assembleia tem se empenhado em fazer todas as mudanças necessárias para melhorar o atendimento e oferecer uma estrutura mais acessível para todos.

+ Acessados

Veja Também