As tendências do marketing digital

As tendências do marketing digital

As tendências do marketing digital

O marketing digital é impactado por muitas transformações e, na maior parte das vezes, elas acontecem em um curto período de tempo. É importante lembrar, tudo que atualmente é regra no marketing digital pode tornar-se ultrapassado com apenas uma atualização.

Lembra quando as marcas ainda disputavam o número de curtidas no Facebook? Pois é, uma simples atualização nos algoritmos dos gigantes da internet, como Facebook e Google, pode provocar uma mudança radical na forma como consumimos e interagimos com essas redes.

É muito importante entender quais são os rumos que o marketing digital e mais especificamente o inbound marketing estão seguindo na hora de realizar o planejamento da sua empresa e, por isso, preparamos um conteúdo especial sobre o futuro do inbound marketing.

Como sabemos, não existe uma fórmula para se prevenir às mudanças. Mas é possível diminuir o impacto no seu planejamento de inbound marketing. Para cada atualização, um novo método de ação deve ser criado. Por isso, para que sua estratégia continue gerando resultados o segredo é manter-se inteirado com as atualizações e tendências do mercado. Isso deve ser incorporado ao DNA de todos os profissionais.

Entender que acompanhar o desenvolvimento do mercado é parte de um trabalho contínuo é a chave para que os resultados das estratégias sempre apareçam.  Se você quer montar um planejamento de marketing mais assertivo, acompanhe nossos trends sobre o futuro do inbound marketing. Vamos lá?

1. Redes Sociais

Compreender o cenário das redes sociais é importante não apenas para pensar o planejamento de conteúdo, mas também para traçar as estratégias de inbound marketing ao interagir com seus clientes.

Em 2018, é provável que o Twitter tenha um ano difícil pela frente sem um aumento significativo no número de usuários. Vale lembrar que, recentemente, a plataforma tentou reavivar seu alcance expandindo o limite de 140 caracteres para 280 caracteres. A mudança deixou a rede mais parecida com o Facebook.

A expectativa é que o Linkedin alcance bons resultados. A plataforma passou por uma série de atualizações que trouxe melhorias para a base de publicidade, em 2017, e apresentou uma interface de usuário atualizada, oferecendo novas oportunidades para B2B e B2C.

Já o Facebook continua enfrentando grandes desafios. A previsão é de que a rede social de Zuckerberg continue apostando no marketing de contexto para a entrega de conteúdos aos usuários, adotando medidas mais duras com as fakenews e as postagens clickbait ou caça-clique, na tradução para o português. Portanto, ao incluir o Facebook na sua estratégia, invista em conteúdo rico e, principalmente, útil.

2. Marketing de Vídeo

Basta olhar para os números do Youtube para entender porque o marketing de vídeo está nesta lista. As estatísticas do Youtube mostram que 300 horas de vídeo são carregados a cada minuto na plataforma.

Além disso, a previsão é de que, em 2025, metade dos espectadores com menos de 32 anos não pagará por um serviço de TV paga.

A tendência é que o marketing de conteúdo passará a entregar conteúdos mais interativos e ainda mais contextualizados com o perfil do usuário e se integrará a outros recursos de interface do usuário, envolvendo aspectos que vão além da produção de conteúdo textual.

É por isso que entregar conteúdo por vídeo está se tornando a forma mais popular e influente de conteúdo digital para empresas hoje e, se feito corretamente, pode trazer um impacto positivo para aumentar as taxas de ranking nos mecanismos de pesquisa, engajamento e tráfego.

3. Textos mais longos no Inbound Marketing 

Seguindo a tendência de conteúdos mais ricos e direcionados, um relatório recente da Hubspot revelou que o número ideal de caracteres para um blogpost é 2100.

O resultado aponta que cada vez mais as empresas precisam entregar conteúdos completos e que interessam para gerar resultados satisfatórios de marketing de conteúdo e conversões.

4.  Integração do marketing de conteúdo na jornada de compra usando estratégia de engajamento do cliente

A chave para a comunicação bem sucedida do inbound marketing depende de como as empresas conhecem suas personas, incluindo características pessoais, necessidades e estilo de vida.

O marketing de contexto exige conteúdos mais ricos não apenas para se conectar, mas também para envolver e influenciar as personas.

Tornar-se hiper-alvo e concentrar-se em personalizar e contextualizar cada interação é cada vez mais importante. Os consumidores atuais são compradores ativos que participam do processo de compra.

Eles esperam que as marcas forneçam a informação que eles precisam nos momentos mais relevantes em sua jornada.

Use a estrutura de funil de vendas para desenvolver mais detalhadamente os pontos de contato em que seu público se envolve com sua marca.

Esses pontos de contato devem influenciar seus canais de mídia, seu conteúdo, suas táticas e seu design. Construir conexões personalizadas é a maior tendência de inbound marketing. 

Conclusão

Fique ligado no que vem por aí! Busque criar um mindset que priorize a busca por informações valiosas. Produza inbound marketing que tenha precisão, foco e pontualidade para alcançar o cliente certo com o conteúdo certo, no momento certo.

Os insights apresentam as áreas que devem receber mais atenção a partir de 2018, mas lembre-se, automação de marketing, SEO e produção de conteúdo valioso para seu blog e site continuam sendo fundamentais para o sucesso das estratégias de inbound marketing.

Independente da estratégia que você escolher para seu negócio, não esqueça de aplicar ferramentas para medir o resultado das suas ações.

Se você está planejando adaptar sua estratégia ou já usou alguma dessas tendências compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Silvana Marques – SEO
E-mail: [email protected]
Site: https://outz.com.br/

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