Arquivos do jogo que parou Rondonópolis são raros

Texto da época publicado no A Tribuna

O jogo entre União e Vasco da Gama realizado no dia 25 de junho de 1980, não tem registro de imagens. A partida, apesar de ser importante pelo momento, não foi registrada por emissoras de televisão.

No entanto, é importante destacar que em Rondonópolis não havia televisão local, a TV Centro América de Cuiabá, era a única que funcionava na época, mas não deslocou equipe da capital para registrar o jogo.

A primeira emissora de Rondonópolis somente foi instalada nove anos depois, que foi a TV Rondon. Os registros fotográficos daquele jogo são raríssimos.

As informações mais precisas daquela partida estão nos arquivos do jornal A Tribuna. Trata-se de duas reportagens que narram o antes e depois daquela partida. A publicação trata a partida realizada em Rondonópolis como o jogo do ano, devido a importância da partida para o público e para o União. No texto, a diretoria do União demonstrava preocupação com a evasão de renda, e preparou um sistema especial para evitar os famosos penetras do Luthero Lopes.

A reportagem ainda anunciava um confronto futuro contra o Corinthians que , no fim não aconteceu.

Em outro texto do A Tribuna, de um dia após, o jogo, o destaque foi o sucesso de público e o fato do craque Roberto Dinamite ter ficado emocionado com a forma em que foi recebido pela torcida local.

O jogo foi o primeiro de uma grande equipe do futebol brasileiro no antigo estádio Luthero e terminou empatado em 2 a 2.

Leia mais sobre o assunto

Escritor rondonopolitano escreve crônica para marcar jogo histórico da década de 80

Jogo de futebol que parou Rondonópolis comemora 40 anos neste mês de junho