Arquivo Público de MT realiza atividades gratuitas durante a 8ª Semana Nacional de Arquivos

Picture of Seplag-MT

Seplag-MT

Mayke Toscano/Secom-MT

Arquivo Público de MT realiza atividades gratuitas durante a 8ª Semana Nacional de Arquivos

Programação começa nesta segunda-feira (03.06) com a publicação digital do repertório “Guerra ao Paraguai”

Compartilhe:

O Arquivo Público de Mato Grosso organiza atividades especiais durante a 8ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), entre esta segunda e quarta-feira (03 e 05.06), no auditório do Arquivo Público, em Cuiabá. O evento é gratuito e aberto ao público. 

A programação iniciou com a publicação digital do repertório “Guerra ao Paraguai”, no sistema digital Acess of Memory (AtoM).

As atividades presenciais envolvem rodas de conversa sobre a gestão da memória e o colóquio Gestão, Memória e Diversidade Documental, na modalidade híbrida, em parceria com o Arquivo Público de Mato Grosso do Sul, o Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Casa Silva Freire.

A 8ª SNA, coordenada pelo Arquivo Nacional, tem como tema “Arquivos Acessíveis”, e busca mobilizar arquivos, bibliotecas, museus, centros de memória, institutos de pesquisa, universidades e outros espaços afins, em todo o território nacional, com programações locais. Esses espaços têm autonomia para realizar suas atividades dentro desse período, colaborando para uma articulação descentralizada.

Confira a programação do evento abaixo:

04/06 – 14h às 16h – Roda de Conversa sobre a gestão da memória – Casa Silva Freire e Arquivo Público de Mato Grosso

Atividade de troca de experiências entre duas instituições que possuem acervo documental. Proposta por uma instituição pública e outra privada, respectivamente, o Arquivo Público de Mato Grosso e a Casa Silva Freire, a roda de conversa compreende o intercâmbio de afazeres comuns e particulares dos diferentes trabalhos com a memória documental. Entre outros tópicos, serão abordados os desafios, as soluções e iniciativas do cotidiano do trabalho com a gestão da memória.

05/06 – Colóquio Gestão, memória e diversidade documental

08h às 10h – Encontro de Gestores de Documentos do Poder Executivo Estadual

  • Abertura: Secretaria Adjunta Karollyne Martiniano
  • Facilitadoras: Maria Goret Bastos Mello, Samirys Fernandez e Lucineide Alves Ferreira

No encontro serão apresentados o painel demonstrativo de documentos eliminados no 1º ciclo de eliminação (30/04/2024) e alinhadas às atividades do 2º ciclo de eliminação de documentos (31/07/2024). Também serão apresentados: o painel demonstrativo da digitalização das Pastas Funcionais dos servidores ativos; as atividades em andamento do Projeto Massa Documental Acumulada (MDA), das Capacitações em gestão de documentos e do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SIGED).

10h30 às12h – Visita Guiada nas dependências do Arquivo Público e no Espaço Memórias

Os participantes poderão conhecer as dependências do Arquivo Público, recentemente reformadas, e visitar o espaço de exposição Espaço Memórias.

13h30 às 15h Mesa – Arquivos regionais, memórias nacionais

  • Vanda da Silva – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso
  • Douglas Alves da Silva – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Clementino Nogueira de Sousa – Núcleo de Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral – Unemat

A atividade tem por objetivo discutir sobre a gestão da memória numa perspectiva interespacial. Um tanto provocativamente, os conferencistas refletirão sobre afazeres das instituições que estão fora dos principais eixos de arquivo do país.

15h30 às17h – Mesa: A relevância pública dos arquivos privados

  • Flávio Conche, do Nascimento – Arquivo Público do Estado de Mato Grosso
  • Larissa Silva Freire Spinelli – Casa Silva Freire
  • Domingos Savio da Cunha Garcia – Núcleo de Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral – Unemat.

A mesa objetiva refletir sobre o âmbito público dos acervos pessoais. Abordará questões como a guarda, o tratamento técnico e a crítica documental de registros pessoais que conquistaram relevâncias públicas.

Para mais informações sobre a edição local da 3ª SNA, acompanhe aqui o perfil @arquivopublicomt

Deixe um comentário

Veja Também