Aprosoja e Unemat estudam parceria

Redação PH

Redação PH

Aprosoja e Unemat estudam parceria

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Maria Di Renzo, esteve nesta quinta-feira (22) na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Acompanhada por 15 docentes do curso de Agronomia, o objetivo da reitora foi entender quais as principais demandas dos agricultores em relação à pesquisa científica.

O grupo foi recebido pelo presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, pelo vice-presidente, Elso Pozzobon, pela segunda vice-presidente, Roseli Giachini, e pelo diretor administrativo, Nelson Piccoli.

De acordo com Dalcin, a pesquisa é cada vez mais importante no dia a dia do agricultor quando o assunto é planejamento. “É a pesquisa que pode dar respostas para os desafios no controle de doenças e também para repensarmos o manejo do sistema produtivo de forma geral. O reflexo da pesquisa e de sua aplicabilidade no campo traduz o caminho a ser seguido para a sustentabilidade”, explica.

Para a reitora, a universidade é do Estado de Mato Grosso e exatamente por isso é preciso ouvir a sociedade e suas demandas. “Temos por obrigação construir políticas públicas de estado. Se temos expertise e podemos atuar dando retorno para essa sociedade, nada mais justo que escutar as associações e ouvir delas as demandas de pesquisa. Nosso objetivo é estreitar as relações com o setor produtivo”, afirma.

De acordo com Roseli Giachini, é importante que as instituições conversem. “Mas também é fundamental que a Aprosoja conheça as linhas de pesquisa que a Unemat desenvolve para apoiarmos e levarmos demandas”, avalia.

Hoje, toda a área técnica da Aprosoja, composta por comissões de Defesa Agrícola, Política Agrícola, Sustentabilidade e Pesquisa e Gestão de Propriedades – desenvolve pesquisas. Entre temas desenvolvidos estão, por exemplo, qualidade intrínseca da soja e do milho, armazenagem, qualidade da água, antirresistência, manejo integrado zoneamento climático, agricultura de precisão, solos, fitotecnia.

Dentre os parceiros das pesquisas da Aprosoja estão a própria Unemat, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Fundação MT e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Para discutir as linhas de pesquisas e o que pode vir a ser feito em parceria, tanto a diretoria da Aprosoja como o grupo de docentes da Unemat decidiram realizar um workshop para troca de experiência. Ainda não há data definida para o encontro.

A Unemat- Hoje, de acordo com dados da Unemat, o corpo acadêmico voltado para a Agronomia é formado por 70 professores. O curso é ofertado nos campi de Cáceres, Tangará da Serra, Alta Floresta, Nova Mutum e Nova Xavantina.

+ Acessados

Veja Também