Aprosoja apresenta Soja Plus ao Ministério Público do Trabalho

Redação PH

Redação PH

aprosoja apresenta soja plus ao ministério público do trabalho

Aprosoja apresenta Soja Plus ao Ministério Público do Trabalho

O Soja Plus foi apresentado nesta quarta-feira (20), em Cuiabá, ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Marcel Bianchini Trentin. Criado em 2011 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o programa de melhoria contínua nas propriedades rurais tem projeções internacionais e é um case de sucesso nas áreas ambiental, trabalhista e socioeconômica.

Atualmente, 1.222 agricultores participam do Soja Plus. O número representa 1,7 milhão de hectares cultivados e, até o fim deste ano, a meta da Aprosoja é que 1.800 produtores rurais estejam inseridos no programa.

Os números e os avanços do Soja Plus, tanto no Brasil como nos mercados internacionais, foram apresentados ao procurador-chefe. Internacionalmente, o programa foi reconhecido pela China e União Europeia, com a assinatura de memorandos de entendimento reconhecendo-o como sustentável. No Brasil, o Soja Plus também colhe frutos com adesões em Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais.

“A visita da Aprosoja ao Ministério Público do Trabalho foi bastante interessante. Nós temos vários temas dentro da agricultura que nos interessam. Esse diálogo com a Aprosoja é interessante para nós entendermos quais trabalhos e iniciativas a associação vem fazendo, não só em prol dos produtores, mas também dos trabalhadores. Achei bastante positiva a visita e espero que seja mais frequente, para chegarmos a bons resultados nesses diálogos”, afirma.

Vice-presidente da Aprosoja, Elso Pozzobon afirma que é importante para a associação mostrar ao setor público ações que são realizadas e, também, desmistificar conceitos por vezes errôneos sobre o agronegócio.

“É importante mostrarmos para a administração pública tudo aquilo que estamos fazendo, seja para nossos associados, trabalhadores ou a produção em si. É importante que esclareçamos para eles todos os cuidados e precauções que temos, nossas ações, projetos e programas. E, claro, também é de suma importância fazer a desmistificação de conceitos que existem contra o agro. Para isso, precisamos debater e esclarecer o que de fato ocorre no setor”, afirma o vice-presidente.

Também estiveram presentes na reunião o coordenador da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Nelson Piccoli, a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Cristiane Sassagima, e o consultor da Aprosoja, Ricardo Arioli.

+ Acessados

Veja Também