Apresentadora de TV dos EUA diz que não irá à Olimpíada devido à zika

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

A co-apresentadora do programa "Today", da rede norte-americana NBC, Savannah Guthrie disse nesta terça-feira (7) que está grávida e não irá viajar ao Brasil para cobrir a Olimpíada do Rio por conta de preocupações com o vírus da zika, que possui ligação com casos de microcefalia em bebês.

"Não vou poder ir ao Rio", disse Savannah aos telespectadores do programa matinal nesta terça. "Os médicos disseram que não devo, por causa do zika vírus, então irei perder".

Savannah, de 44 anos, disse que está esperando seu segundo filho para o final do ano.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos aconselhou mulheres grávidas a não viajarem para áreas onde há transmissão ativa do vírus da zika, com base em evidências de que o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti pode causar microcefalia.

O Brasil é o país mais afetado pelo vírus que se espalha nas Américas, e já confirmou mais de 1.400 casos de microcefalia.

Mais cedo nesta terça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que seu comitê de emergência para o vírus da zika vai realizar uma reunião na próxima semana para rever suas recomendações sobre a doença, inclusive com relação à Olimpíada.