Após Medeiros ameaçar, governo destaca possíveis cenários para resolver a BR-163

Redação PH

Redação PH

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural

Após Medeiros ameaçar, governo destaca possíveis cenários para resolver a BR-163

Depois de ameaçar deixar a base do governo do presidente Michel Temer, o senador José Medeiros (PSD-MT) obteve resposta do Executivo, quanto aos imbróglios causados pela Odebrecht, empreiteira envolvida com escândalos de corrupção na Lava-Jato, que impossibilitam a entrega da duplicação da BR-163 à população de Mato Grosso. Governo sinaliza com três cenários possíveis para resolução do problema.

“Hoje, pela manhã, conversei com o presidente Michel Temer e com o ministro Moreira Franco, da Secretária-Geral da Presidência da República, e discutimos a BR-163. O ministro me prometeu que sua equipe técnica viria ao meu gabinete, nesta tarde, para tratarmos do assunto. O que de fato aconteceu. Porém, avançamos pouco na questão”, disse o senador.

José Medeiros disse que recebeu o ex-diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Tarcísio Gomes de Freitas, que, atualmente, é secretário de Coordenação de Projetos do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Presidência da República. Tarcísio descreveu para o senador três possíveis cenários para a resolução dos problemas da BR-163.

O secretario afirmou que o governo está sensível à preocupação do senador José Medeiros. “Não vamos deixar aquela concessão sem solução. Vamos tomar providências. E há alguns caminhos: um deles é a devolução da concessão, por parte do atual concessionário, para que se possa fazer uma relicitação. O segundo caminho, a declaração de caducidade, que também nos abre a perspectiva para uma nova licitação e, com isso, estabelecer um novo concessionário”, disse.

Ele afirmou ainda, como terceiro cenário de solução, a possibilidade de venda daquela concessão para um terceiro. “Esses três caminhos estão sendo trabalhados. E, numa outra possibilidade, estamos estudando se há uma medida legal para que possa proporcionar um reperfilamento, a redistribuição dos investimentos ao longo do tempo que tornaria aquela concessão novamente viável”, destacou.

Prazo –O senador, conforme tem dito no plenário do Senado e em órgãos da imprensa, é representante dos interesses de Mato Grosso no Congresso Nacional. “Houve a abertura do diálogo e o interesse do governo em resolver a questão. Mas, como ela não se resolve da noite para o dia, permaneço cobrando a solução do problema. Portanto, esse primeiro diálogo é, digamos, um prazo dado ao governo. De minha parte, continuo reafirmando: se não resolverem a questão da duplicação daquela importante rodovia para Mato Grosso, deixarei a base de sustentação ao governo do presidente Temer”, enfatizou.

José Medeiros disse também que ficou acordada a realização de uma audiência pública na cidade de Sinop, ainda sem data apara acontecer, em que terá a participação do ministro dos Transportes, Maurício Quintela, do governador Pedro Taques, e dos parlamentares da bancada federal de Mato Grosso. “Espero que na ida do governo federal ao estado sejam apresentadas soluções efetivas e reais. Mato Grosso quer e precisa dessas obras, não só por questão patrimonial, mas humanitárias. Portanto, exigimos uma solução!”, destacou.

+ Acessados

Veja Também