Após cobranças: Deputado Rezende enfatiza vitórias para ampliação de UTIs na unidades de saúde de Rondonópolis

Em visita à Assembleia Legislativa, o secretário Gilberto Figueiredo respondeu questionamentos feitos pelo deputado Sebastião Rezende – (Foto: Divulgação)

Após cobranças: Deputado Rezende enfatiza vitórias para ampliação de UTIs na unidades de saúde de Rondonópolis

Fruto de cobranças do deputado estadual Sebastião Rezende junto ao governador Mauro Mendes, no início de abril, melhorias em prol da ampliação das estruturas de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nas duas principais unidades de saúde da região sudeste do estado, no caso do Hospital Regional e da Santa Casa de Misericórdia, começam a ser concretizadas.

Esses avanços foram confirmados pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que na semana passada esteve em visita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e acabou respondendo a questionamentos do deputado Sebastião Rezende quanto às principais demandas dessas unidades de saúde da região.

Em relação ao Hospital Regional, Gilberto respondeu ao parlamentar que as 10 novas UTIs do estabelecimento estão com a equipe de profissionais contratada, com previsão de funcionamento desde o dia 1º deste mês. Ele também informou que a nova ala e reforma do hospital já estão prontas, inclusive, com as estruturas sendo usadas, faltando apenas a inauguração em data futura pelo governador.

Diante da grande demanda da região, com uma população de mais de 500 mil habitantes, Rezende também voltou a indagar o secretário em relação à necessidade de maior atenção à Santa Casa, que tem estrutura disponível para ampliar o seu atendimento. Acerca desse pleito, o secretário pontuou que já há 10 leitos de UTI habilitados na Santa Casa para Covid-19 junto ao Ministério da Saúde.

Contudo, no caso da Santa Casa, Gilberto alertou ao deputado que é necessária uma ação mais ágil da Prefeitura de Rondonópolis no sentido de contratualizar os novos serviços de UTI para que a instituição filantrópica possa receber os recursos. Nesse sentido, informou que a Santa Casa quer contratualizar mais 10 leitos de UTI para Covid, sendo tal procedimento de interesse do Estado, uma vez que as estruturas estão prontas para uso. Inclusive, o Estado propõe em pagar a diferença a menos em relação ao Sistema Único de Saúde.

“Temos o maior interesse em ampliar o número de UTIs nos municípios, especialmente na região de Rondonópolis. Agora não podemos perder essa janela de oportunidade da Santa Casa, que precisa de mais produção, precisa de recursos, que estão disponíveis, mas precisam que o Município seja mais ágil nessa contratualização. É preciso mais empenho do Município”, externou o secretário, informando que pediu à secretária municipal Izalba Albuquerque mais celeridade nesse processo de contratualizar as UTIs junto à Santa Casa.

+ Acessados

Veja Também