Após audiência pública em Rondonópolis, 10 escolas entram na lista de prioridade da Seduc

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Após audiência pública em Rondonópolis, 10 escolas entram na lista de prioridade da Seduc

Em Rondonópolis foi realizada, nesta sexta-feira (21) a Audiência Pública da Educação que teve o objetivo de discutir principalmente a questão da infraestrutura escolar da rede estadual. No evento, requerido pelo deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD) que é membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (AL), os professores e alunos tiveram a oportunidade de apresentar para o secretário de educação de Estado, Permínio Pinto e para o superintendente de infraestrutura Wander Reis, as deficiências das escolas que prejudicam o melhor aprendizado.

De acordo com o cerimonial da AL, cerca de 30 escolas estavam sendo representadas por diretores, professores e alunos que lotaram o auditório da Câmara Municipal.

Durante a Audiência vários alunos e diretores citaram que as escolas de Rondonópolis sofrem principalmente com a falta de ar-condicionado e quadra coberta. E em entrevista, o secretário Permínio disse que as escolas que receberam visitas no inicio do mês pela equipe técnica, tiveram três classificações diferentes, que vai desde as mais emergenciais como as com problemas menores. E que para este ano de 2015, três escolas já serão atendidas, como é o caso da escola Adolfo Augusto de Moraes que terá uma reforma completa, devido ter sido comprometida após um vendaval.

E para 2016, Permínio afirmou que mais sete escolas serão atendidas, e que o restante que tiverem problemas menores receberão recursos paralelamente, sendo concluídos assim todos os investimentos até 2017.

Ainda de acordo com o secretário, essas obras serão realizadas de forma escalonadas devido aos problemas orçamentários da Secretaria de Educação (Seduc) que foi entregue ao atual governo com uma divida de R$ 190 milhões.

“A ideia e a determinação Pedro Taques é melhorar a educação, que recebemos com uma divida na ordem de R$ 190 milhões, mas já fizemos frente a praticamente 70% desse valor. Com relação a Rondonópolis, nós já tivemos a oportunidade visitar todas as unidades, e classificamos a demanda em níveis 1, 2 e 3. Sendo as prioritárias e as que poderiam esperar. As prioritárias já estamos atacando o problema, então 3 escolas já receberão investimento este ano e para o ano que vem tem mais 7 escolas. Mas no dia a dia demandas que forem surgindo nós vamos mandando recursos”, afirmou Permínio.

Para o deputado Zé Carlos do Pátio, as visitas nas escolas e a Audiência Pública foram de grande importância para garantir a vinda desses recursos para Rondonópolis, que possui escolas que tem 35 anos de existência e não tem até hoje uma quadra coberta.

Contudo, o parlamentar afirmou que vai lutar na Assembleia Legislativa para que todas as reformas sejam realizadas antes de 2017 e que no máximo até o ano que vem todas as escolas já estejam climatizadas.

“O Estado já vem focando em climatizar as nossas escolas e reformar as que estão em situação critica. O Governador Pedro Taques está garantindo a contrapartida de três escolas, tanto que foi feito o compromisso que será colocado no orçamento as quadras das escolas Francisca Barros de Carvalho e Antônio Balbino”, disse Pátio.

Ainda de acordo com o deputado, a busca pela melhoria da infraestrutura está diretamente ligado aos índices sociais do Estado que estão baixos. “Eu quero ver se a gente antecipa e melhore logo nossos índices sociais no Ideb e no Enem, pois acho que a gente só transforma uma sociedade transformando a educação”, ressaltou.

+ Acessados

Veja Também