Após 50 anos, regularização fundiária da Nova Galileia avança

Redação PH

Redação PH

pedro taques é filiado ao psdb em ato para 5 mil pessoas e líderes nacionais

Após 50 anos, regularização fundiária da Nova Galileia avança

Os quase mil habitantes que moram na região do distrito da Nova Galileia, a 40km de Rondonópolis estão prestes a colocar um ponto final numa espera que já dura 50 anos.

O processo de regularização fundiária de uma das comunidades rurais mais antigas da região sul de Mato Grosso finalmente saiu do papel.

O anúncio foi feito pelo vereador Elton Mazette (PSC), durante uma reunião, ocorrida na terça-feira (25), na vila rural, que contou com a presença de centenas de moradores. “Há mais de um ano buscamos levantar toda a documentação para o Incra. O órgão liberou os documentos da Nova Galileia para a prefeitura. Agora, o próximo passo é a topografia da região e o cadastramento dos lotes”, explica.

A luta do parlamentar pela regularização fundiária do distrito começou no início de 2014, quando famílias relataram a questão. “Quando fiquei sabendo que o processo estava parado, busquei informações detalhadas de os órgãos competentes. Foram várias reuniões, viagens sucessivas, mas valeu a pena. Muitas famílias já estão nos imóveis há 4, 5 décadas sem nenhum documento de propriedade. Vamos continuar com a luta, que só termina com assinatura das escrituras de posse de cada lote. Esperamos anunciar as boas novas dentro de pouco tempo”, completa.

O distrito rural Nova Galileia faz parte de uma das bacias leiteiras mais importantes de Rondonópolis, mas não pode receber investimentos contínuos pela falta de documentos definitivos de posse dos imóveis.

+ Acessados

Veja Também