Apor desenvolve atividades durante o Outubro Rosa

apor desenvolve atividades durante o outubro rosa

Celebrado anualmente, Outubro Rosa é uma campanha nacional que tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) participa do movimento e, durante todo o mês, realiza palestras para informar a população sobre a doença. A programação da entidade encerra no final do mês com a 2ª Caminhada Outubro Rosa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados, em 2016, 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Em Rondonópolis, a Apor mantém o Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, onde são realizadas, gratuitamente, as mamografias em mulheres de Rondonópolis e região. O local foi erguido através de doações e atende a demanda do SUS a partir de convênios com a esfera pública. Desde o início dos atendimentos em julho, até hoje, o Centro de Imagens da Apor fez 1.454 mamografias. No mês de setembro, foram 584 exames, sendo 301 só em moradoras de Rondonópolis e 283 de municípios da região.
No entanto, a demanda reprimida para este tipo de exame é grande em Rondonópolis. Segundo a Central de Regulação de Vagas do município o número passa de seis mil e, no momento, estão sendo agendados pedidos de mamografia do ano de 2014. “A Apor está atendendo dois convênios, um encerra no final deste ano e outro em junho de 2017, e temos capacidade de atender mais mulheres, precisamos firmar mais convênios”, destaca Flavio Ribeiro Rocha, vice-presidente da entidade. Além do diagnóstico precoce, a Apor oferece o tratamento completo, com consultas, exames complementares e o tratamento oncológico quando é diagnosticado o tumor maligno.
O Inca também destaca que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, entre ele praticar atividade física regularmente; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; e amamentar.
Atividades
Além de palestras em Rondonópolis e na região, e campanha com funcionários da Santa Casa, a equipe da Apor convida a população para a 2ª Caminhada Outubro Rosa no dia 29 de outubro, a partir das 16h, no estacionamento do Rondon Plaza Shopping. O evento terá palestras com especialistas e é realizado pela TV Centro América e Rádio Centro América FM, com apoio da Apor, do Shopping, Nutec e patrocínio da Unimed Rondonópolis, Gera Medicina e Cedir – Centro de Diagnóstico de Rondonópolis. Em breve estarão sendo vendidas as camisetas da caminhada, com renda revertida para a entidade.