Apagão foi causado por problema na transmissão

Redação PH

Redação PH

presos filmam tortura a rival dentro de penitenciária

Apagão foi causado por problema na transmissão

Após o apagão que deixou partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal sem energia elétrica nesta segunda-feira (19), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota oficial que o problema ocorreu por causa de “restrições na transferência”.

Segundo o ONS, “a partir das 14h55, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica”.

Também houve oscilação na produção de 11 usinas de energia, entre elas a nuclear de Angra I, no Rio de Janeiro, que teve o reator desligado. Por causa disso, a ONS adotou medidas com os distribuidores regionais para cortar 5% da carga do Sistema.

Centenas de milhares ficaram sem energia

No Rio de Janeiro, pelo menos 10 bairros da capital fluminense ficaram sem luz, além de trechos das cidades de São Gonçalo e Niterói, região metropolitana, e de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

No Paraná, cerca de 300 mil clientes ficaram sem energia por cerca de meia hora. Em Santa Catarina, cerca de 17 mil clientes da companhia Centrais Elétricas sofreram com o corte de energia nesta tarde, o que equivale a 0,66% do total.

Em Minas Gerais, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) não informou a quantidade de pessoas afetadas nem a região.

Em São Paulo, houve relatos de falta de luz em diversos bairros da capital paulista e em cidades da região metropolitana, como São Bernardo do Campo e Embu das Artes. Por causa da queda de energia, a linha 4 – Amarela do Metrô apresentou problemas: o trecho entre as estações Butantã e a Paulista chegou a ficar parado, e as estações Luz e República foram fechadas.

+ Acessados

Veja Também